Cuidado: alimentos comuns que são capazes de provocar intoxicação - Atenção no consumo

Alguns alimentos contêm fatores antinutricionais e exigem um pouco mais de atenção no consumo - Atenção no consumo

Slide 1 de 12
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atenção no consumo

Alguns alimentos comumente compõem o cardápio dos brasileiros, como carambola, espinafre, mandioca, castanha-do-pará. Mas você sabia que todos eles contêm fatores antinutricionais e exigem um pouco mais de atenção no consumo?

"Essas substâncias estão presentes em alguns alimentos, podendo inibir a absorção de um ou mais nutrientes ou serem tóxicos, se consumidos crus", informa a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, fundadora da APFIT (Associação Paulista de Fitoterapia).

A intoxicação acontece após o consumo de alimentos com toxinas produzidas por fungos ou bactérias. "Após a ingestão dessas toxinas, surgem sintomas como vômito, náuseas, dor de cabeça e diarreia, além de cansaço extremo, fraqueza e desidratação", diz a nutricionista Isabelle Chaer Caiado, nutricionista do Art Beauty Center (SP) e membro do IBNF (Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional).

Essas toxinas irritam ou destroem a parede intestinal, por isso é importante ter cuidado ao ingerir tais alimentos. "Em geral, com o cozimento ou deixando de molho, eliminamos estes fatores", diz Lívia Hasegawa, nutricionista formada pela USP (Universidade de São Paulo), com especialização em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Em alguns casos, a dica é evitar o consumo elevado. A seguir, as especialistas apontam alguns desses alimentos que exigem cuidado extra:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 12
SEÇÕES