Cuidado: você sabia que coçar os olhos pode levar a perda da visão?

Junho Violeta alerta sobre os perigos da doença que afeta a córnea

Hábito de coçar os olhos pode provocar a forma grave da ceratocone | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começou em todo o país a campanha Junho Violeta voltada à conscientização do ceratocone. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença causa o comprometimento da visão em cerca de 150 mil brasileiros por ano.

O ceratocone é uma doença degenerativa que afeta a córnea, quando ela adquire um formato irregular e mais fina, em forma de cone. Os hábitos de coçar, esfregar ou friccionar os olhos de maneira frequente pode levar a doença a um estágio mais grave, principalmente em casos recorrentes na família.

Hábito de coçar os olhos pode provocar a forma grave da  ceratocone“Os principais sintomas são dificuldade para enxergar, sensibilidade à luz, perda gradativa da visão, dor de cabeça e coceira recorrente. Além disso, os pacientes têm alterações frequentes no grau dos óculos. Isso por que a deformidade na córnea atrapalha a projeção de imagens na retina, o que pode levar ao desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo e miopia”, explica o oftalmologista Mateus Vilar.

FAIXA ETÁRIA

A doença costuma acometer adolescentes e jovens na faixa etária entre 13 a 18 anos, com associação de alguma alergia ou coceira nos olhos. A tendência é se estabilizar por volta dos 30 anos. “O surgimento é comum na puberdade, sendo que a progressão depende de cada caso e de fatores externos”, explica o especialista.

TRATAMENTO

O ceratocone não tem cura, porém se diagnosticado precocemente existe tratamento. “O indicado é o uso de óculos ou lentes de contato para correção da visão. Nos casos moderados e mais avançados pode ser necessário tratamento cirúrgico conhecido como crosslinking de colágeno. O método consiste na aplicação de medicamento associado a raios ultravioletas, que estimulam que as fibras de colágeno da córnea se aproximem e fiquem mais fortes, diminuindo a progressão da doença em até 92%”.

A campanha Junho Violeta foi criada para alertar a população sobre a importância da realização de exames periódicos para um diagnóstico precoce e início do tratamento. “É necessário ficar atento aos sintomas ou qualquer alteração na visão, principalmente jovens na idade de risco. Além disso, evitar esfregar os olhos com frequência, para impedir o aparecimento da doença sendo importante manter essa prática para toda a vida”, comenta.

Além desses cuidados, o médico orienta a manter uma rotina de consultas regulares com um oftalmologista. “Quanto mais rápido for o diagnóstico mais eficaz será o tratamento”, recomenda Mateus Vilar.

Dicas:


  • Fique atento aos sintomas: dificuldade para enxergar, imagens "fantasmas", dor de cabeça, sensibilidade à luz e coceira.
  • Evite coçar ou esfregar os olhos: Um dos principais fatores para o desenvolvimento da doença é a coçar os olhos.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES