mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Cuidar do jardim gera bem-estar e alivia o estresse

A jardinagem pode gastar quantidades semelhantes de energia a uma sessão na academia, dizem os pesquisadores.

Dedicar um tempinho durante a semana para cuidar das plantas pode gerar melhorias no bem-estar e aliviar o estresse, sugere uma nova pesquisa. O estudo indica que as pessoas que passam um tempo cuidando das plantas todos os dias têm pontuações de bem-estar 6,6% mais altas e níveis de estresse 4,2% mais baixos do que as pessoas que não têm essa prática.

De acordo com o jornal, cuidar das plantas apenas duas a três vezes por semana maximiza os benefícios à saúde. “Esta é a primeira vez que a 'dose-resposta' à jardinagem foi testada e as evidências sugerem que quanto mais frequentemente você cultiva - maiores são os benefícios para a saúde”, disse a bolsista de bem-estar da Royal Horticultural Society (RHS) e autora principal, Dra. Lauriane Chalmin -Pui . “Na verdade, jardinar todos os dias tem o mesmo impacto positivo sobre o bem-estar do que praticar exercícios regulares e vigorosos, como andar de bicicleta ou correr.

Cuidar do jardim e a saúde (Foto: divulgação)Cuidar do jardim e a saúde (Foto: divulgação)

“Quando fazemos jardinagem, nossos cérebros ficam agradavelmente distraídos pela natureza ao nosso redor. Isso muda nosso foco de nós mesmos e de nosso estresse, restaurando assim nossas mentes e reduzindo os sentimentos negativos. ”

Melhorar a saúde, no entanto, não foi o principal motivador para a jardinagem, mas sim o prazer direto que a jardinagem trouxe aos participantes. A pesquisa pediu aos participantes que avaliassem seu estresse e bem-estar, bem como listassem quaisquer benefícios terapêuticos que obtinham com a jardinagem.

Prazer e alegria eram a razão pela qual 6 em cada 10 pessoas cultivavam. Enquanto pouco menos de 30% disseram que jardina pelos benefícios para a saúde, um em cada cinco disse que o bem-estar é a razão de eles jardinarem, e cerca de 15% dizem que os faz se sentirem calmos e relaxados.

“Esta pesquisa fornece dados empíricos adicionais para apoiar o valor da jardinagem e jardins para a restauração mental e promoção de uma calma mental”, disse o co-autor Dr. Ross Cameron , da Universidade de Sheffield. “Também descobrimos que uma proporção maior de plantas no jardim estava associada a um maior bem-estar, sugerindo que até mesmo ver jardins 'verdes' pode ajudar.”


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail