Cuidar do jardim gera bem-estar e alivia o estresse

A jardinagem pode gastar quantidades semelhantes de energia a uma sessão na academia, dizem os pesquisadores.

Cuidar do jardim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dedicar um tempinho durante a semana para cuidar das plantas pode gerar melhorias no bem-estar e aliviar o estresse, sugere uma nova pesquisa. O estudo indica que as pessoas que passam um tempo cuidando das plantas todos os dias têm pontuações de bem-estar 6,6% mais altas e níveis de estresse 4,2% mais baixos do que as pessoas que não têm essa prática.

De acordo com o jornal, cuidar das plantas apenas duas a três vezes por semana maximiza os benefícios à saúde. “Esta é a primeira vez que a 'dose-resposta' à jardinagem foi testada e as evidências sugerem que quanto mais frequentemente você cultiva - maiores são os benefícios para a saúde”, disse a bolsista de bem-estar da Royal Horticultural Society (RHS) e autora principal, Dra. Lauriane Chalmin -Pui . “Na verdade, jardinar todos os dias tem o mesmo impacto positivo sobre o bem-estar do que praticar exercícios regulares e vigorosos, como andar de bicicleta ou correr.

Cuidar do jardim e a saúde (Foto: divulgação)

“Quando fazemos jardinagem, nossos cérebros ficam agradavelmente distraídos pela natureza ao nosso redor. Isso muda nosso foco de nós mesmos e de nosso estresse, restaurando assim nossas mentes e reduzindo os sentimentos negativos. ”

Melhorar a saúde, no entanto, não foi o principal motivador para a jardinagem, mas sim o prazer direto que a jardinagem trouxe aos participantes. A pesquisa pediu aos participantes que avaliassem seu estresse e bem-estar, bem como listassem quaisquer benefícios terapêuticos que obtinham com a jardinagem.

Prazer e alegria eram a razão pela qual 6 em cada 10 pessoas cultivavam. Enquanto pouco menos de 30% disseram que jardina pelos benefícios para a saúde, um em cada cinco disse que o bem-estar é a razão de eles jardinarem, e cerca de 15% dizem que os faz se sentirem calmos e relaxados.

“Esta pesquisa fornece dados empíricos adicionais para apoiar o valor da jardinagem e jardins para a restauração mental e promoção de uma calma mental”, disse o co-autor Dr. Ross Cameron , da Universidade de Sheffield. “Também descobrimos que uma proporção maior de plantas no jardim estava associada a um maior bem-estar, sugerindo que até mesmo ver jardins 'verdes' pode ajudar.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES