Descubra 10 sinais do seu corpo que alerta sobre problemas renais

No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença

A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum problema renal. Estudos ainda mostram que a previsão é que haja um aumento de 17% para os próximos anos. Os rins são dois órgãos de aproximadamente dez centímetros e em formato de grão de feijão, que estão localizados na região lombar, na parte posterior do abdômen, em ambos os lados da coluna vertebral. 

Eles possuem diversas funções essenciais para o funcionamento do corpo humano, sendo a principal delas remover toxinas e o excesso de água do organismo. No entanto, muitas vezes, acabam sendo deixados de lado e não recebendo a prevenção necessária. Por isso, os problemas renais tendem a ser descobertos em fases já avançadas, reduzindo as possibilidades de tratamento.

A Doença Renal Crônica, por exemplo, é uma lesão que se caracteriza por ser progressiva e irreversível, podendo evoluir para terapia renal substitutiva: hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante. E dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) mostram que o número de pessoas que sofrem com esse problema é crescente e que mais de 140 já fazem diálise no Brasil. Diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e tabagismo são alguns dos fatores que aumentam os riscos dessa condição.

Creatinina

Medir as taxas dessa substância é uma das formas de avaliar como está a função renal de um paciente. Isso porque ela consiste em um composto originado da creatina que é filtrado e eliminado pelos rins. Sendo assim, pessoas com problemas nesse órgão apresentam níveis elevados de creatinina. “O paciente deve realizar anualmente o exame de creatinina, caso tenha comorbidades como hipertensão e diabetes, esse exame deve ser repetido com mais frequência”, diz Bruno Graçaplena, nefrologista e responsável técnico pela DaVita Monte Serrat.

Sinais do corpo

Quando falamos sobre problemas renais, é importante ter em mente que, quando em fase inicial, nem sempre eles geram sintomas. Então, o ideal é ter uma atenção redobrada e, ao perceber qualquer alteração, buscar um médico. O nefrologista Bruno Graçaplena, listou dez desconfortos que podem indicar a presença de complicações nos rins:

  • Hipertensão de início recente ou súbito;
  • Alterações do fluxo urinário;
  • Inchaço nos membros inferiores e no rosto;
  • Mudança na cor e no cheiro da urina;
  • Insônia;
  • Presença de espuma na urina;
  • Falta de apetite;
  • Sabor metálico na boca;
  • Fadiga;
  • Pressão na barriga no ato de urinar.

Prevenção

Além de beber bastante água (é claro), para manter os rins sempre saudáveis e os níveis normais de creatinina, é fundamental diminuir o consumo de sal, cuidar do peso, praticar exercícios físicos, evitar medicamentos sem prescrição médica e monitorar a pressão arterial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES