Descubra benefícios da cachaça para a sua vida que você não conhecia - Prevenção de doenças

Tudo em excesso faz mal e a gente não precisa te dizer que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar problemas irreversíveis e doenças graves. - Prevenção de doenças

Slide 1 de 3
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prevenção de doenças

A ingestão moderada de álcool (preste atenção: m.o.d.e.r.a.d.a) pode dilatar a parede das veias e artérias, elevar a temperatura do corpo e facilitar o fluxo sanguíneo.

Isso previne coágulos e doenças como a trombose! Aliás, estudos científicos já comprovaram que pessoas que consomem bebida alcoólica moderadamente possuem o HDL – aquele tal do colesterol “bom” – mais elevado que as demais, e por isso, o risco de infarto é indiretamente reduzido.

Como já falamos aqui, homens têm mais risco de infartar do que as mulheres, então, o consumo moderado pode ajudar a reduzir essa probabilidade.

O cardiologista Protásio Luz aponta que os estudos sobre álcool obedecem a uma “curva em J”: quem bebe muito morre mais; mas os abstêmios apresentam, geralmente, maior mortalidade do que aqueles que bebem pouco.

Protásio Luiz, junto com uma equipe de especialistas do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), realizou um estudo com ratos em 2011 e dividiu os animais em três grupos: o primeiro grupo recebia doses de vinho tinto, o segundo recebia uma baixa quantidade de resveratrol (encontrada em sementes de uva) e o terceiro uma grande quantidade dessa substância.

A pesquisa notou que os animais que beberam vinho e quantidades pequenas de resveratrol apresentaram melhora na função vascular e fizeram mais exercícios físicos.

Porém, os que receberam doses altas da substância não apresentaram nenhuma melhora na condição vascular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 3
SEÇÕES