Descubra qual chá é capaz de reduzir risco de demência, segundo estudo

O chá têm a capacidade de inibir a ativação excessiva da via de sinalização NF-κB p65, um fator de risco para demência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a demência como uma “síndrome em que há deterioração da memória, do pensamento, do comportamento e da capacidade de realizar atividades cotidianas”. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo recente revelou que o chá oolong, uma erva tradicional da China, possui propriedades capazes de reduzir diversos fatores de risco associados à demência. No Brasil, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano, segundo dados do Ministério da Saúde. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estudo recente publicado pela revista The Lancet, em janeiro do ano passado, mostra que o número de pessoas com demência no Brasil deve subir para seis milhões, até o ano de 2050, um aumento significativo de 206%. Embora esses números sejam assustadores, é provável que aumentem ainda mais por conta das sequelas deixadas pela pandemia. Evidências apontam que a Covid-19 também pode influenciar no aumento do risco de desenvolver demência, mais tarde na vida.

Na pesquisa publicada pela revista Foods, pela primeira vez na ciência, foi comprovado que os extratos de tieguanyin, uma variedade de chá oolong, têm a capacidade de inibir a ativação excessiva da via de sinalização NF-κB p65, um fator de risco para demência. Os responsáveis pelo estudo constataram que essa erva tem a capacidade de melhorar a atividade antioxidante no córtex cerebral e no hipocampo. Os resultados indicam que os extratos de chá tieguanyin podem desempenhar um papel na prevenção do Alzheimer.

Uma outra pesquisa, publicada no Journal of Nutrition, Health and Aging em 2010, dá embasamento aos benefícios do chá oolong em conjunto com outros tipos de chá, na melhoria da função cerebral. Além dos efeitos positivos na saúde mental, pesquisas também apontam benefícios do chá oolong na redução da pressão arterial.

E ainda segundo um estudo publicado no Archives of International Medicine, tomar 120 ml desta bebida durante um ano pode reduzir as chances de ter pressão alta. No caso, o estudo recomenda no máximo essa quantidade por dia. Os resultados mostraram que o risco de hipertensão diminuiu em 46% para aqueles que consumiam de 120 a 599 ml diariamente. Para os que tomaram 600 ml por dia do chá o risco diminuiu em 65%. No entanto, não foi observada uma redução adicional do risco de hipertensão para aqueles que consumiram chá oolong por mais de um ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES