Dia Mundial Sem Tabaco: estratégias para parar de fumar e seus benefícios

​​​Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tabagismo, uma das principais causas de morte evitável no mundo, mata mais de cinco milhões de pessoas por ano

O tabagismo faz parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma doença crônica | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (31), é celebrado o dia dedicado à conscientização sobre os riscos que o hábito de fumar traz para a saúde. O Dia Mundial sem Tabaco combate o consumo de cigarros, tabaco sem fumaça e dispositivos eletrônicos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano mais de 8 milhões de pessoas morrem devido aos impactos da indústria do tabaco. 

Os sintomas de abstinência estão entre os principais desafios para quem decide parar de fumar. No entanto, as reações, que podem incluir irritabilidade, dor de cabeça, e alterações do sono, são passageiras e tendem a desaparecer em algumas semanas. O tabagismo faz parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma doença crônica. Por isso, quem fuma está sujeito às recaídas, o que não deve ser entendido como motivo para não se tentar.

Se você é fumante e está pensando em se livrar dessa dependência que traz tantos prejuízos à sua saúde, saiba que essa é a melhor decisão que você pode tomar. Contudo, você também deve saber que o caminho até abandonar o cigarro nem sempre é fácil. Isso não significa que você deva desistir antes mesmo de começar, pois os benefícios de parar de fumar são maiores e mais numerosos do que as dificuldades que você possa ter. Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com dicas que podem ajudar você nessa jornada. 

Estratégias para cortar o cigarro

Hábitos como tomar café, ingerir bebidas alcoólicas ou até mesmo refeições cotidianas podem estar associados ao costume de fumar. Descobrir quais são os “gatilhos” que despertam essa vontade ajuda a interromper o ciclo. Com isso em mente, é possível evitar tomar café ou bebidas alcoólicas nas primeiras semanas do processo. Para quem fuma após as refeições, uma alternativa é passar a escovar os dentes imediatamente após se alimentar, para ter mais controle sobre a necessidade de fumar.

Estratégias como chupar gelo e comer cubinhos de frutas geladas podem ajudar a se livrar da fissura, que é a grande vontade de fumar. Outras opções de substituição ao cigarro incluem água gelada, palitos de cenoura crua, água de coco, cristais de gengibre e picolés de frutas. Conheça algumas dicas indicadas por especialistas.

  1. Não tenha cigarro em casa
  2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas
  3. Evite beber café, se o hábito estiver associado ao fumo
  4. Faça atividades físicas moderadas e regulares
  5. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada
  6. Masque cravos e pense nos benefícios

A seguir, listamos nove benefícios que o ex-fumante experimenta a partir do momento em que abandona o vício:

  1.  20 minutos depois: sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal;
  2. Após 2 horas: Não há mais nicotina no sangue.
  3. Após 8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  4. 2 dias depois: Seu olfato e paladar melhoram, assim você sente melhor os cheiros e degusta melhor a comida;
  5. Depois de 3 semanas: A respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora;
  6. Após 1 ano: O risco de doenças coronarianas cai pela metade;
  7. Depois de 10 anos: O risco de infarto é igual ao de quem nunca fumou e o risco de câncer de pulmão cai pela metade;
  8. Após 15 anos: O risco de AVC volta ao nível do não fumante;
  9. Ao interromper, a mortalidade por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) diminui progressivamente quanto maior for o tempo que a pessoa parou de fumar.

Segundo especialistas, o início do processo deve ter data marcada e, de preferência, contar com o apoio de profissionais de saúde. Alguns conseguem parar de fumar de maneira abrupta, outros gradualmente. A explicação está na diferença de impacto da nicotina no organismo de cada indivíduo. Uma data para lembrar pode contribuir para fortalecer o abandono ao cigarro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES