Dieta do intestino: protocolo de modulação melhora a imunidade

Tratamento consiste na mudança de hábitos para melhorar a saúde do intestino.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O termo microbiota intestinal refere-se aos microrganismos, bactérias, vírus e fungos, que habitam todo o trato gastrointestinal, e tem como as funções manter a integridade da mucosa, estimular a imunidade inata e consequentemente controlar a sobrevivência de bactérias potencialmente patogênicas. A modulação intestinal é um tratamento que consiste na mudança de hábitos para melhorar a saúde do intestino. Dessa forma, são feitos alguns estímulos no trato gastrointestinal buscando reequilibrar as proporções de bactérias que compõe a microbiota.  

Nutricionista Kamila Alencar é especialista em modulação intestinal 

De acordo com a nutricionista Kamila Alencar, especialista em modulação intestinal, a saúde do intestino influencia o funcionamento de todo o nosso corpo. 

“O órgão é considerado nosso segundo cérebro e tem funções importantíssimas para a nossa nutrição e para as defesas do nosso organismo”, ressalta.

Ela afirma que ter uma boa alimentação é fundamental para manter o intestino funcionando bem. “O nosso intestino é habitado por trilhões de bactérias, a forma que elas se proliferam, se comportam e agem depende muito do que comemos. E isso vai impactar de forma negativa ou positiva na nossa saúde”, explica Kamila.

Segundo a nutricionista, a modulação intestinal é um conjunto de intervenções aplicadas ao trato gastrointestinal, com intuito de reequilibrar as proporções de bactérias que compõe a microbiota. “Explicando de maneira mais comum, na modulação intestinal nos alimentamos e recolonizamos o intestino com bactérias benéficas a saúde e eliminamos as ruins”, acrescenta a profissional.

Kamila explica que alguns alimentos ajudam nesse trabalho de recuperação intestinal, como: frutas cítricas, cereais integrais e muitos vegetais, bastante água, carne branca, além dos probióticos que são as bactérias benéficas e os prebióticos que são as fibras que alimentam essas bactérias.

Além de saber que alimentos buscar, a nutricionista alerta também para aquilo que é preciso evitar. “Deve-se ter cuidado com aquilo que alimenta as bactérias ruins, que são os embutidos, enlatados, alimentos ricos em açúcar refinado e farinhas brancas, alimentos fermentados (massas, pães), bebidas gaseificadas, entre outros” conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES