Doação de sangue: saiba quem pode ou não doar - Doação

O Brasil conta com cerca de 100 hemocentros em todo o país e para doar o voluntário precisa ir a um portando documento oficial com foto. - Doação

Slide 1 de 8
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Doação

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas, mas menos de 2% dos brasileiros doam sangue e hemocentros vivem com estoques baixos. Segundo especialistas e autoridades de saúde, muita gente só pensa em doar quando alguém próximo precisa, mas umas das principais explicações da baixa adesão é o medo e o desconhecimento sobre a doação. Com informações da BBC Brasil.

Quem pode e quem não pode doar sangue no Brasil? Em geral, as pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg podem doar sangue, salvo raras exceções - entre elas, certos problemas de saúde, gravidez e ingestão de substâncias. Vale lembrar que desde o início de 2020 não há mais restrições para a doação de sangue por homens que fizeram sexo com outro homem.

A segurança de quem doa e de quem recebe é prioridade quando se fala em doação de sangue. E embora atualmente este procedimento seja simples e seguro, isso nem sempre foi assim no país, explicando em parte a insegurança da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como meta a doação por 3% a 5% da população de um país, e o Brasil chega a 1,9%, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Brasil conta com cerca de 100 hemocentros em todo o país e para doar o voluntário precisa ir a um portando documento oficial com foto. Encontre aqui o hemocentro mais perto da sua casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 8
SEÇÕES