Dor da vergonha: Saiba o que é alopecia, doença abordada em ‘Vai na Fé’

Segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo – SBC mais de 42 milhões de brasileiros são afetados pela alopecia

A alopecia areata é a doença que acomete a personagem de Elisa Lucinda em “Vai Na Fé” | Reprodução:Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A novela “Vai Na Fé” está abordando uma doença que afeta a autoestima de milhares de brasileiros. A trama de autoria de Rosane Svartman, já abordou diversas pautas sociais importantes como o racismo estrutural, assédio e agora começa a abordar um problema em alta crescente no Brasil: a alopecia. O nome se refere à queda de cabelo ou de pelos de qualquer parte do corpo, que pode se referir a questões genéticas, traumas, estresse ou ser uma manifestação autoimune. 

O folhetim do horário das sete tem dado destaque para a luta pessoal e as falhas no couro cabeludo de Marlene, interpretada por Elisa Lucinda. A personagem usa peruca para disfarçar o impacto da doença, no caso dela de origem emocional. Em sua primeira cena mostrando os cabelos reais, exibida nesta última quarta-feira (19), a matriarca da família de Sol (Sheron Menezzes) apareceu emocionada e envergonhada por conta do problema.

Em entrevista à Patricia Kogut, do jornal O Globo, Elisa Lucinda falou sobre a gravação do da cena. "A gravação foi muito mobilizante para mim. Não tinha texto, era só ela na frente do espelho tirando a peruca e sentindo a dor da vergonha, da questão estética. Me senti representando milhões de mulheres que não falam da alopecia, que sentem vergonha do marido, vergonha social", destacou a atriz.

O que é alopecia?

A alopecia é uma condição que gera a queda repentina de cabelos ou de pelos em áreas específicas do corpo. Uma pessoa normalmente perde até 100 fios de cabelos por dia, porém, quando a renovação deles não ocorre ou um folículo capilar é danificado, a queda de cabelo pode se tornar superior à capacidade de regeneração.

Como tratar a alopecia?

Existem formas para minimizar a perda de fios e até reverter a situação, como no caso do eflúvio telógeno. Por isso, ter o diagnóstico do tipo certo de alopecia é essencial para que o médico possa melhor direcionar o tratamento. Muitas vezes, é necessário realizar infusões de medicamentos na região acometida, e existe o risco da alopecia retornar. "O tratamento  varia de acordo com o diagnóstico e compõe uma vasta gama de opções com medicamentos orais, suplementos nutricionais, injeções locais, laser, led e microagulhamento", afirma a médica tricologista e cirurgiã plástica Patrícia Marques.

Outro ponto importante é que nem todo tipo de alopecia tem cura. "A maioria tem controle", salienta a médica. A calvície, por exemplo, é uma doença genética, cujo tratamento visa diminuir sua progressão. Já com a alopecia areata, quando tratada, os cabelos costumam voltar a crescer. Por outro lado, a recorrência do problema é muito comum.

Alopecia areata

A alopecia areata é a doença que acomete a personagem de Elisa Lucinda em “Vai Na Fé”, segundo matéria publicada pelo Gshow. Marlene é portadora da doença caracterizada como autoimune. Esse tipo gera falhas em formatos arredondados e em áreas específicas do couro cabeludo, além de atingir barba, cílios e sobrancelhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse tipo pode ser ainda classificado como total, quando há perda de todo o cabelo, ou universal, quando caem pelos de todo o corpo. Nos próximos capítulos, a mãe de Sol deve procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) para iniciar o tratamento. Ela vai contar ainda com o apoio de Bruna (Carla Cristina Cardoso) para fazer penteados e cuidar da autoestima.

Outros tipos de alopecia, além da areata e da calvície:

Alopecia por tração: ocorre como consequência do excesso de penteados que forçam a raiz do cabelo.

Alopecia frontal fibrosante: costuma atingir mulheres que já passaram pela menopausa e é caracterizada por um recuo da linha do cabelo, além da perda de pelos nas axilas e sobrancelhas.

Eflúvio telógeno: gera perda de 300 a 500 fios por dia em decorrência de algum evento, condição médica ou deficiência de vitaminas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES