Dor nas costas? Pode ser o peso da sua bolsa

Carga excessiva pode causar problemas na coluna, pescoço e ombros

Bolsa pesada é sinal de problema na coluna | Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é porque vai sair de casa que precisa sair levando tudo dentro da bolsa. As mulheres são conhecidas por andarem sempre com muitas coisas na bolsa.

É os óculos de sol, remédios, maquiagem, livro, canetas, carteira, dentre tantos outros. Tudo isso acarreta um peso e pode trazer problemas para sua coluna.

Carga pesada pode trazer consequências para a saúde.

"O peso carregado diariamente nas bolsas pode desencadear diversos problemas, atingindo coluna, ombros, pescoço, quadril e braços", alerta o ortopedista Dr. João Polydoro, especialista em ombro e cotovelo.

De acordo com o especialista, ao carregar uma bolsa pesada em um ombro só, gera desequilíbrio na hora de andar: "Com a carga posicionada em um lado só, o corpo tenta, constantemente, recuperar seu equilíbrio natural. E, isso, leva à sobrecarga da região lombar e a um possível quadro crônico de dor e inflamação", diz.

O peso da sua bolda pode trazer problemas na coluna/Freepik

Ainda, os músculos do pescoço ficam mais tensos e doloridos, além de afetar a coluna, tanto cervical quanto torácica. "Nos ombros, é comum causar dores muscular e cervical. É possível, também, haver problemas nas articulações de punhos e cotovelos, quando o acessório é carregado na mão ou apoiado no braço".

É considerado como ideal que o peso não da bolsa fique entre 7% e 10% do peso da mulher. Ou seja, se é uma pessoa de 60kg, o acessório deve estar entre 4,2kg e 6kg. Ainda, modelos transversais e mochilas são mais aconselhados, por proporcionarem uma distribuição melhor da carga levada.

Podendo atingir a postura e ocasionar males como rigidez do pescoço e, até mesmo, hérnia de disco, o ortopedista listou algumas dicas para evitar carregar muito peso nas bolsas e prevenir problemas futuros:

• Procure alternar o ombro que carrega o acessório

• Liste e carregue somente os itens indispensáveis

• Escolha uma bolsa feita de um material leve

• Organize os itens dentro da bolsa, para que não fiquem pendendo em um lado só

• Escolha modelos menores, que impossibilitem levar muitos objetos

• Organizar o chaveiro, deixando somente as chaves essenciais

• Use embalagens menores para carregar cosméticos

• Não levar livros e cadernos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES