Dormir com o cabelo molhado faz mal a saúde? Especialista tira dúvidas

Dormir com o cabelo molhado – ou até mesmo úmido – pode levar ao surgimento de condições capilares, como a dermatite seborreica e a caspa

O cabelo molhado é mais vulnerável a danos, pois a água enfraquece temporariamente a queratina, uma proteína que compõe os fios | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a semana corrida e uma rotina intensa, muita gente deixa o banho para o fim do dia, exatamente antes de dormir. Com os cabelos úmidos, quem tem como um hábito essa prática vai direto para o travesseiro. No entanto, surge uma dúvida: esse hábito faz mal à saúde capilar? A princípio, a resposta para essa pergunta é não. Entretanto, é preciso garantir que eles estejam completamente secos antes de se deitar.

Dormir com o cabelo molhado – ou até mesmo úmido – pode levar ao surgimento de condições capilares, como a dermatite seborreica e a caspa. Segundo Sandra Masii, professora do curso de Estética e Cosméticos do UNINASSAU, quando o cabelo não está enxuto e a pessoa vai para a cama, o travesseiro fica molhado, fazendo com que o objeto se torne um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

“Eles são os responsáveis por afetar negativamente o couro cabelo e deixar os fios mais fracos, também dificultando o crescimento dos mesmos”, ressalta a profissional. Portanto, se você quer manter os seus os fios sempre fortes e livres de quaisquer problemas, o ideal é deixar esse costume longe da sua rotina. Uma dica para acelerar o processo de secagem é utilizar o secador no modo frio. Afinal, a temperatura baixa do ar, embora demore um pouco mais para acabar com a umidade dos cabelos, não danifica tanto a fibra capilar e ainda contribui para a redução do frizz.

Além disso, para combater o aparecimento do frizz pela manhã, dormir com uma touca de cetim e usar uma fronha feita com o mesmo material também são medidas que podem ser adotadas. “Outra opção é o shampoo a seco. Só é preciso algumas borrifadas para o produto fazer efeito, deixando o cabelo com aspecto limpo. Apesar da praticidade, ele não deve substituir o shampoo tradicional. O uso excessivo pode causar dermatite, coceira e descamação”, conclui Sandra.

6 motivos para não dormir com o cabelo úmido

1. Irritação na pele

Para quem tem a pele oleosa e com tendência de desenvolver dermatites, os fios úmidos e abafados podem levar ao surgimento de coceiras e vermelhidão no couro cabeludo. "O quadro é mais comum no período de inverno, ou em momentos de estresse emocional", afirma Fabiane Brenner Mulinare, coordenadora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

2. Carocinhos no couro cabeludo

Aumentar a umidade dos fios pode favorecer algumas infecções por fungos. Isto porque estes microrganismos encontram no couro cabeludo molhado um ambiente propício para se proliferarem. "Podem surgir uns nozinhos, que são carunchos, ou seja, são os fungos que acabam contaminando e infectando o fio do cabelo", esclarece Leonardo Maciel, médico dermatologista do HU-UFMA (Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão), ligado à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e professor de dermatologia da UFMA.

3. Caspa

Assim como no caso da irritação na pele, a maior proliferação de fungos na região do couro cabeludo molhado pode levar ao desenvolvimento da descamação da derme, e como consequência, a caspa aparece."O fungo que parece com mais frequência nessa situação é o Malassezia spp. Em situações mais extremas, o quadro pode evoluir e levar até a queda dos fios", alerta Regislaine Miquelin, dermatologista membro da SBD.

4. Fios frágeis

A umidade e o abafamento causados por dormir com o cabelo molhado deixam os fios mais elásticos e, por consequência, mais fracos. Esta é a união perfeita para aumentar as chances do cabelo quebrar por causa do atrito com o travesseiro. E este problema pode acontecer em curto ou médio e longo prazos.

5. Pontas duplas

Esta afirmação é um pouco controversa entre os especialistas, já que alguns apontam o uso constante de químicas e secador de cabelo como os únicos causadores dos fios com pontas duplas. Por outro lado, outros profissionais afirmam que dormir com o cabelo molhado pode, sim, no futuro, levar ao problema. Tudo isto por conta dos fungos —que amam um ambiente úmido— se instalarem no couro cabeludo e permanecerem por ali ao longo de um bom tempo. "Eles [microrganismos] também podem danificar a estrutura e cutícula do cabelo, o que pode levar a pontas duplas ao longo dos fios", aponta Maciel.

6. Crise respiratória alérgica

Para quem tem rinite ou asma, por exemplo, manter os cabelos molhados antes de dormir ajuda a aumentar as crises. Isto porque as roupas de cama também ficam mais úmidas, o que favorece a proliferação de fungos e ácaros nos tecidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES