Dormir mal duplica risco de disfunção sexual e falta de prazer nas mulheres

Estudo estabelece associação entre insônia e ausência de interesse ou prazer sexual

dormir | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dormir mal com frequência pode levar a uma vida sexual carente de prazer em mulheres mais velhas, segundo um estudo divulgado na revista científica Menopause: The Journal of The North American Menopause Society, informa um artigo publicado no site do canal CNN.

A pesquisa apurou que as mulheres que sofriam de distúrbios do sono apresentavam quase o dobro de probabilidade de reportar problemas como, por exemplo, desinteresse ou falta de prazer sexual, comparativamente a mulheres que repousavam durante horas suficientes. 

Para efeitos daquela pesquisa, o défice de sono foi medido pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, que inclui questões acerca da capacidade de dormir e permanecer a dormir, ingestão de medicação para a insônia, sonolência diurna, entre outros elementos relevantes.

Insônia pode causar desisteresse por sexo

Por outro lado, o estudo concluiu que a boa qualidade do sono estava relacionada a uma atividade sexual mais frequente.

"Se colocar uma bandeja de sono e uma bandeja de sexo à frente de uma mulher cansada, ela vai escolher o sono todas as vezes", disse à CNN Stephanie Faubion, que dirige o Centro de Saúde da Mulher da prestigiada Clínica Mauo e é também diretora médica da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.

"Num mundo ideal, todas as mulheres deveriam ser questionadas pelo seu médico sobre a sua função sexual. Atualmente, isso está a acontecer? Não, não está", apontou Faubion.

"O sono pode ser algo mais fácil de perguntar, e um sono mau está associado a muitas consequências negativas para a saúde, como doenças cardiovasculares". 

"E se a mulher conta que não está dormindo bem, isso leva à próxima questão, porque provavelmente a função sexual também está em sofrimento", concluiu a especialista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES