Duas gorduras para eliminar da dieta e evitar doenças cardíacas

Algumas gorduras podem aumentar os níveis de colesterol no sangue, elevando de forma significativa o risco de complicações e doenças cardíacas

Algumas gorduras devem ser evitadas para preservar a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas gorduras podem aumentar os níveis de colesterol no sangue, elevando de forma significativa o risco de complicações e doenças cardíacas, como a doença cardíaca coronária. Essa condição acontece quando o fornecimento de sangue ao coração é interrompido ou bloqueado pelo fato de haver acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias coronárias.

A aterosclerose é o que geralmente causa isso, um processo no qual as paredes das artérias ficam revestidas com gordura. Levar um estilho de vida com hábitos pouco saudáveis, como fumar e consumir álcool, contribui para isso. A alimentação é outro fator importante, sendo os alimentos ricos em colesterol os principais culpados.

A importância da dieta

Seguir uma alimentação balanceada e saudável ajuda a preservar a saúde como um todo, inclusive contribui para reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias, além de evitar o ganho de peso, o que reduz, consequentemente, o risco de desenvolvimento de diabetes e pressão alta. Também pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e reduzir o risco de alguns tipos de câncer. 

Para manter o coração saudável, é necessário que se evite dois tipos de gorduras: as saturadas e as gorduras trans. Elas podem aumentar os níveis de colesterol no sangue. As gorduras saturadas incluem alimentos como manteiga, sebo, banha, óleo de coco e óleo de palma, bolos, biscoitos,  cortes gordos de carne, salsichas e bacon, carnes curadas como salame, chouriço e pancetta, queijo, doces, como tortas, quiches, enroladinhos de salsicha e croissants, chocolate e pastas de chocolate.

Já as gorduras trans são um tipo de gordura saturada usadas para prolongar a vida útil de alimentos processados. Este componente transforma as gorduras líquidas em gorduras sólidas. Segundo o site Diabetes.co.uk, as gorduras trans foram identificadas como um dos aditivos alimentares mais perigosos e, portante devem ser evitadas. Elas geralmente estão presentes em margarinas, bolos, rosquinhas, sorvete e fast food.

Gordura boa

Apesar de ter que eliminar o excesso de gorduras ruins, uma dieta balanceada deve incluir gorduras insaturadas, que são as gorduras boas. Elas aumentam os níveis de colesterol bom e ajudam a reduzir qualquer bloqueio nas artérias. Os alimentos que contêm gordura insaturada incluem: peixe oleoso, abacate, nozes e sementes, óleos de girassol, colza, azeitona e vegetais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES