É rinite ou resfriado? Saiba como identificar cada um dos problemas

Apesar de elas terem sintomas parecidos, são doenças muito diferentes entre si

É importante saber diferenciar a rinite de resfriados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Espirros, congestão nasal, olhos vermelhos são sintomas comuns de resfriados, mas também são sinais típicos de outro problema: a rinite alérgica. Algumas pessoas, às vezes, confundem as duas condições, mas vale ressaltar que, apesar de terem sintomas parecidos, são doenças muito diferentes entre si e é preciso ficar atento a isso para buscar o melhor tratamento.

Para ajudar nisso, a médica alergista Marisa Ribeiro, fez a diferenciação entre os dois problemas. Ela explica que os resfriados são infecções provocadas por vírus, enquanto a rinite é a inflamação das vias aéreas causada por fatores ambientes, como alérgenos (poeira e mofo). Segundo a médica, a rinite se dá de maneira mais crônica, já o resfriado se resolve depois de um tempo. "A rinite é algo recorrente, contínuo e que pode ir e voltar de acordo com exposições frequentes a esses agentes”, disse a médica.

A alergista aconselha a observar os sintomas e analisar o que pode estar causando o problema para que o paciente descubra se o que ele tem é resfriado ou rinite. No caso de ser um resfriado, o paciente costuma apresentar mal-estar, febre, dor de garganta, dor no corpo, sintomas que não costumam aparecer em caso de rinite. Por outro lado, se houve mudança climática e de temperatura, ou ainda contato com poeira, mofo ou cheiro é provável que seja rinite.

Tratamento

Ribeiro explica que não há um tratamento específico para resfriados, mas analgésicos e medicamentos para dor podem ajudar, a aliviar os sintomas. Outras medidas como ficar em repouso, beber muita água e fazer lavagem nasal com soro também podem ser aliados na hora de tratar estes problema. “A limpeza nasal impede que o resfriado possa evoluir para uma situação mais grave de infecção bacteriana, associada à febre e ao catarro escuro”, explica a médica ao Boa Forma.

Já a rinite, que costuma ser mais recorrente, pede outra abordagem no tratamento. E é importante fazer uma investigação mais aprofundada sobre a sua causa. "Se a pessoa souber o motivo por trás da rinite, ela poderá encontrar um controle para compreender as variantes e realizar os tratamentos específicos. Há medicamentos tópicos que podem desinflamar o nariz, mas também é possível fazer a imunoterapia, a chamada vacina da alergia", afirma a médica.

Para confirmar o diagnóstico, profissionais aconselham que sejam realizados testes de alergia e checagem do histórico do paciente, além de exames de sangue e cutâneos. Ribeiro alerta ainda que o paciente deve ter tido episódios de casos alérgicos. “Se o paciente não tem nenhum caso e o exame dá positivo, ele não é considerado alérgico. É preciso dos dois para ter essa conclusão”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES