Entenda a doença que obrigará o presidente Lula a fazer cirurgia de prótese

O presidente Lula tem sofrido com fortes dores na região do quadril, que têm limitado sua mobilidade e alterado sua rotina

Lula passará por cirurgia na região do quadril | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula, de 77 anos, tem sofrido com fortes dores na região do quadril, que têm limitado sua mobilidade e alterado sua rotina. Ele teve, recentemente, o diagnóstico de artrose, também conhecida como osteoartrose, que pode obrigá-lo a realizar uma cirurgia de prótese. Segundo Lula, as injeções já não resolvem mais e as dores persistem.

A artrose é mais comum entre pessoas acima de 60 anos de idade e se caracteriza como uma doença degenerativa que afeta as articulações. Esse problema tem pouca resposta a medicações e a tendência é que piore com o passar do tempo. No caso de Lula, os médicos consideram a cirurgia como uma opção viável, devido ao fato de que as dores persistem.

O médico especialista em quadril, David Gusmão, explica que a artrose de quadril afeta não somente a cartilagem, mas também atinge os ligamentos e a musculatura local. "Com o desgaste da cartilagem entre as estruturas ósseas, ocorrem dores intensas na virilha (região inguinal), além de diminuição da mobilidade", explica.

Segundo o médico, essa é uma doença multifatorial, que não apresenta apenas uma causa. Ele destaca que a artrose é uma doença multifatorial, sem uma causa única, e explica que problemas como obesidade, sobrecarga articular, hereditariedade, doenças reumatológicas e traumas locais podem estar entre fatores que contribuem para o desenvolvimento deste problema. Apesar de ser mais comum entre pessoas com mais de 60 anos, também pode ocorrer em jovens. 

Tratamento

Gusmão explica que o tratamento inicial para este problema é feito com medicamentos para aliviar as dores e reduzir a inflamação, juntamente com fisioterapia para melhorar a mobilidade. No entanto, às vezes, isso não é eficaz e não traz os resultados esperados. Nestes casos, que acontecem geralmente quando o paciente sofre com sintomas intensos, a cirurgia se torna uma opção. 

No caso do presidente, ele tem feito fisioterapia há cerca de 3 meses, mas as dores e as limitações continuam, o que fez com que se considere a realização de cirurgia de prótese no quadril para a resolução do problema. Segundo Gusmão, essa é a medida mais eficaz para o alívio da dor e melhoria da qualidade de vida em pessoas que sofrem com artrose severa. "A artroplastia total do quadril é um procedimento em que a articulação é substituída por uma prótese articular de alta tecnologia", afirma o médico em entrevista ao Terra. 

O presidente Lula passará por uma preparação para a cirurgia, nos próximos meses. O procedimento deve ser realizado entre o final de 2023 até a primeira quinzena de janeiro de 2024. A expectativa é que a cirurgia proporcione ao presidente um alívio das dores que já o acompanham há alguns meses e têm afetado sua rotina e limitado sua mobilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES