Entenda como a chegada do El Niño pode afetar a saúde no Brasil

Entenda os efeitos que esse fenômeno exerce no Brasil e as consequências para o nosso cotidiano

O fenômeno El Niño pode desencadear absorção de carbono mais lenta na América do Sul e surto de doenças | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cada dois a sete anos, o Oceano Pacífico equatorial fica até 3°C mais quente (o que conhecemos como evento El Niño) ou mais frio (La Niña) do que o normal, desencadeando uma cascata de efeitos sentidos em todo o mundo. Chegou ao fim em fevereiro o fenômeno climático La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas, com isso, tem início a transição para o El Niño, que deve elevar as temperaturas em todo o planeta. Esse ciclo é chamado de El Niño Oscilação Sul (ENSO).

A mudança na temperatura da superfície do mar associada aos eventos ENSO pode parecer marginal, mas é mais do que suficiente para interromper os padrões climáticos globalmente e até mesmo a circulação de ar em larga escala na estratosfera polar 8 km acima da Terra. Durante o El Niño, os ventos diminuem e podem até inverter a direção, permitindo que a água mais quente se espalhe para o leste, chegando até a América do Sul.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) informou que o Oceano Pacífico equatorial retornará ao seu estado neutro entre março e maio dete ano, e é provável que condições de El Niño se desenvolvam durante o outono e inverno do Hemisfério Norte. Dada a forte influência do ENSO nos padrões globais de precipitação e temperatura, os cientistas acompanham de perto o status do Pacífico tropical para fornecer as melhores informações possíveis. 

Como o El Niño pode afetar a saúde no Brasil?

Basicamente, há uma mudança nos padrões de vento, o que acaba afetando as chuvas nos trópicos e nas regiões com latitude média. No Brasil, por exemplo, ele aumenta as temperaturas nas regiões Norte e Nordeste e causa excesso de chuvas no sul, o que prejudica muito a agricultura local. As chuvas no semiárido do Nordeste diminuem ainda mais. O clima seco favorece o surgimento de doenças do sistema respiratório, como rinite alérgica, sinusite e faringite, e de alergias, já que as mucosas das vias áreas tendem a ficar mais ressecadas.

Durante o outono, é comum observar o avanço da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) pelo Sudeste, que favorece períodos mais secos entre as áreas centrais e parte do Sudeste do País, típicas da estação. Há ainda a formação de frentes frias e de instabilidades mais para o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, e São Paulo, na região Sudeste.

Com a chegada do frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, as quedas de temperatura podem ser acompanhadas pelo aumento no número de mortes por acidente vascular cerebral (AVC), principalmente entre a população com mais de 65 anos. Essa associação entre a queda de temperatura e o aumento na incidência de AVC foi demonstrada em um estudo que envolveu dados de mortalidade e dados de estações meteorológicas de 2002 a 2011 na cidade de São Paulo. Os autores verificaram também que entre os idosos a incidência de AVC associada a quedas na temperatura média é maior entre as mulheres. Além disso, as doenças respiratórias no inverno reaparecem, causando desconfortos e facilitando a disseminação dos vírus nos ambientes, principalmente os mal ventilados.

Absorção de carbono mais lenta na América do Sul e surto de doenças

A América do Sul é onde os efeitos do ENSO foram documentados pela primeira vez por pescadores peruanos séculos atrás. Dada a proximidade com o Oceano Pacífico equatorial, o clima sul-americano é significativamente perturbado sempre que ocorre um evento El Niño, com inundações nas costas oeste do Peru e Equador e seca na Amazônia e nordeste, onde as consequências da quebra de safra podem repercutir em todo o o continente.

Durante os eventos do El Niño, a queda da precipitação e o aumento da temperatura na Colômbia foram associados a surtos de doenças transmitidas por insetos, como malária e dengue. Temperaturas mais altas durante o El Niño aumentam as taxas nas quais os mosquitos se reproduzem e picam. Em outros lugares durante um El Niño, a Floresta Amazônica seca e o crescimento da vegetação diminui para que menos CO2 seja absorvido da atmosfera, uma tendência repetida nas florestas tropicais da África, Índia e Austrália.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES