Entenda reação alérgica que matou psicóloga após usar contraste em exame

Radiologista explica que o uso do contraste é feito em exames de ressonância, tomografia e radiografia, para o médico ver partes do corpo de forma clara. Bruna Faria morreu ao ter reação alérgica grave, em Goiânia, disse a família.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso do contraste é feito geralmente em exames de ressonância, tomografia e radiografia, sempre com indicação médica, para o radiologista ver e avaliar melhor partes do corpo, como um tumor ou um vaso sanguíneo, por exemplo. Com informações do G1.

O médico Murilo Eugênio Oliveira, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, disse que pode haver reações adversas ao uso do contraste, mas que são raras, principalmente as consideradas graves, como o caso da psicóloga Bruna Nunes de Faria, que morreu aos 27 anos após usar a substância para fazer uma ressonância e passar mal, em Goiânia, em 21 de dezembro deste ano.

Bruna Faria, de 27 anos, morreu após passar mal durante exame em clínica de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram 

“Na hora que aplicou o contraste, ela falou assim: ‘Estou passando mal’, e começou a tossir. Eles a tiraram rápido, no colo. Eu fui junto para esse quartinho com ela e falei ‘pelo amor de Deus, o que está acontecendo com a minha filha?’. E já veio uma moça e aplicou uma injeção nela e ela [Bruna] falou: ‘Estou sem ar’. Foi a última palavra que ela falou”, contou Jane Alves, mãe da Bruna.

Segundo Murilo Eugênio, casos como os de Bruna acontecem quando o sistema imunológico tem uma reação exagerada ao medicamento e a reação alérgica evolui de forma dramática no organismo. O médico ressalta que o uso da substância é seguro e que existem muitos estudos comprovando a eficácia nos diagnóticos por imagem.

O radiologista explicou que existe um contraste diferente indicado para cada um dos exames, porque a substância tem princípios ativos distintos, então um contraste usado na ressonância não serve para a tomografia e para a radiografia.

Atualmente, se usa mais o contraste nos exames tomográficos e a substância não-iônica por apresentar raras reações alérgicas nos pacientes.

"O uso é de acordo com a indicação do médico. Por exemplo, caso ele suspeite de um tumor, ele é usado para ver se a lesão sólida vai captar o contraste. O contraste pode ser usado para identificar falha de enchimentos dos vasos sanguíneos, se tem uma trombose, por exemplo, não vai passar o contraste naquele vaso, a gente indica então que tem uma trombose", explica o radiologista.

A aplicação do contraste na corrente sanguínea é usada na grande maioria de exames de tumores, por ter um resultado melhor na imagem. A substância é usada também em suspeita de infecção e complicação de infecção.

O uso, porém, já é contraindicado em alguns pacientes que tem histórico de alergias. Para pessoas que não tem esse histórico, é aplicado um questionário para saber se existe disposição para reações adversas.

"Se faz um questionário para identificar um fator proibitivo de que o paciente pode ter risco de desenvolver reação alérgica ou anafiláticas, como chamamos", disse o médico.

Existem níveis de reações alérgicas, conforme explicou o radiolgista:

As leves, que podem ser indicadas por aparecimento de manchinhas na pele e a sensação de calor no corpo. Nesses casos, são usados medicamentos para tratar a reação. As moderadas podem ser identificadas por coceira na garganta, e também são tratadas com medicamentos.

As graves são mais raras, mas o médico pode identificar durante o exame quando o paciente reclama de inchaço na garganta, por exemplo. Em todos os casos, o exame é interrompido para avaliar a saúde do paciente. Nos casos graves, às vezes é preciso de suporte emergencial ou até mesmo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Durante o exame, pedimos para o paciente nos relatar qualquer reação no momento da injeção do contraste. Em alguns casos, que são raros, a reação é dramática e muito rápida. Mesmo com tratamento, o paciente pode demandar dias de descanso ou uma UTI. O sistema imunológico, nesses casos, tem reação desproporcional", esclarece Murilo.

As reações graves não representam 2% dos casos, segundo o médico. "Nas unidades em que trabalho, fazemos cerca de 300 exames diários e, nessa demanda, temos casos de reações leves um a cada seis meses. Uma reação grave é uma a cada 6 anos", conta Murilo.

Teste e tratamento

Não existe um teste ou uma forma de saber se o paciente terá reação alérgica leve, moderada ou grave antes de usar o contraste. “Não há exame que possa ser feito antes. Por isso a necessidade do questionário", reforça o médico.

Em relação aos tratamentos de reações, Murilo explica que a reversão de um quadro grave depende da resposta do organismo do paciente e da saúde dele, mesmo depois de receber medicamentos antialérgicos, por exemplo.

Morte da psicóloga

Bruna Faria tinha 27 anos e teve dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral) há 45 dias. Ela fez uma bateria de exames para descobrir a causa. Passou por cinco neurologistas e três cardiologistas. A mãe contou que a ressonância magnética do coração, em que ela passou mal, era o último exame que ela tinha que fazer.

Há suspeita, segundo a mãe, que Bruna teve um choque anafilático durante o procedimento, mas que a causa da morte será identificada por meio de autópsia feito pelo Instituto Médico Legal (IML).

Bruna Faria nasceu em Bonfinópolis, onde foi velada e enterrada na quinta-feira (22). A jovem trabalhava como psicóloga da Prefeitura de Silvânia e fazia parte da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) da Secretaria Municipal de Saúde.

Bruna fez o exame no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) Unidade II, que fica na Avenida Portugal, no Setor Marista. A defesa explicou, por meio de nota, nesta sexta-feira (23), que atualmente há dois grupos distintos operando sob o nome CDI. Um sob responsabilidade dos médicos Luiz Rassi Júnior e Colandy Nunes Dourado e outro sob a gerência dos médicos Ary Monteiro Daher e Adriana Maria Monteiro, sendo que o procedimento que a jovem realizou faz parte dos serviços prestados pela equipe chefiada por Ary e Adriana. Os grupos estão em fase final de separação judicial, que deve ser finalizada em janeiro, quando os prédios também devem ser separados de acordo com a administração (veja a explicação abaixo).

Nota do CDI gerido pelo médico Ary Monteiro

"Aguardaremos o resultado do laudo que vai determinar a causa da fatalidade, mas, desde já, nos solidarizamos com os familiares e amigos da paciente e seguimos à disposição para prestar toda a assistência necessária. Reforçamos que em nossos exames são adotados elevados padrões de segurança, com acreditação em grau máximo e procedimentos certificados pelas autoridades do setor, sempre buscando garantir o bem-estar e a saúde de nossos pacientes, valores que sempre fizeram parte da história da clínica", diz a nota enviada pelo advogado do médico Ary Monteiro.

Nota do CDI gerido pelo médico Luiz Rassi Júnior

As Clínicas CDI sob a coordenação do Dr. Luiz Rassi e Dra. Colandy Nunes Dourado, vêm a público esclarecer:

É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte da jovem Bruna Nunes de Faria, paciente que realizava exame de ressonância magnética. Tal fato nos leva ao dever e obrigação de prestar esclarecimentos aos nossos clientes, corpo clínico, colaboradores, médicos e sociedade em geral.

Há dois grupos distintos operando sob o nome CDI. Um, o nosso – Dr. Luiz Rassi e Dra. Colandy Nunes Dourado -, com as Clínicas CDI Diagnósticos em Cardiologia; CDI Diagnósticos Angiotomográficos e Nuclear CDI. E, outro, sob a responsabilidade do Dr. Ary Monteiro Daher do Espírito Santo e Sra. Adriana Maria de Oliveira Guimarães Monteiro. Os grupos estão em fase final de separação judicial.

O processo judicial iniciado há mais de 02 anos, se deu em virtude de divergências de valores e princípios éticos no exercício da Medicina. As clínicas sempre funcionaram de forma separada, apesar de estarem localizadas no mesmo endereço, realizando exames distintos, com equipamentos distintos, médicos e colaboradores também distintos.

O exame da paciente Bruna Nunes de Faria, com fatídico e lamentável desfecho, foi realizado pela Clínica cujo responsável técnico é o Dr. Ary Monteiro Daher do Espírito Santo, que se chama Centro de Diagnóstico por Imagem PORTUGAL, o qual tem se identificado como CDI Radiologia.

Informamos também que o processo de separação dos imóveis está em curso, a fim de que a população em geral possa diferenciar ainda mais as Clínicas, ao buscar e escolher livremente atendimento para diagnósticos médicos.

Por fim, nos solidarizamos com a família e amigos de Bruna Nunes de Faria, lamentamos profundamente sua morte e esperamos que a causa do óbito seja esclarecida de forma rápida e efetiva, com apuração pelos órgãos competentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES