Entenda síndrome neurológica rara que fez Céline Dion cancelar turnê

Céline Dion revelou seu diagnóstico em dezembro de 2022, quando precisou adiar parte da turnê Courage World Tour

Céline Dion cancelou shows para cuidar da saúde | Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cantora canadense Céline Dion, de 55 anos, surpreendeu seus fãs ao anunciar o cancelamento de todos os shows de sua aguardada turnê europeia até abril de 2024, a equipe da artista divulgou a decisão no final de maio, revelando que Céline precisa se dedicar ao tratamento de uma doença neurológica rara, conhecida como síndrome da pessoa rígida.

A cantora destacou a importância de ser honesta com seu público e reconheceu que é melhor cancelar todos os compromissos até que esteja verdadeiramente pronta para retornar aos palcos, apesar da tristeza em tomar essa decisão, Céline afirmou que não vai desistir e está ansiosa para reencontrar seus admiradores.

Céline Dion revelou seu diagnóstico em dezembro de 2022, quando precisou adiar parte da turnê Courage World Tour, na ocasião, ela compartilhou com o público os desafios enfrentados devido à doença, ressaltando seus esforços para fortalecer-se. Já em 2021, a cantora havia mencionado os sintomas que a afligiam.

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR)?

A Síndrome da Pessoa Rígida (SPR) é uma doença autoimune rara que afeta uma em cada mil pessoas ao redor do mundo. Ela é predominantemente em mulheres entre 20 e 50 anos, causa rigidez nos músculos, em especial dos membros, podendo levar à invalidez. A síndrome também pode estar associada a outras doenças autoimunes sistêmicas, como diabetes tipo 1 e vitiligo, e seu diagnóstico muitas vezes requer a exclusão de outras condições similares. O seu diagnóstico envolve uma análise clínica detalhada, exames de sangue, eletroneuromiografia e testes terapêuticos, cada paciente recebe um tratamento personalizado, visando a melhoria dos sintomas e a mobilidade, a doença não tem cura.

Como a doença de Celine Dion pode evoluir?

Segundo o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, apesar de não ter cura, os tratamentos disponíveis podem amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. “Apesar de existirem casos extremos em que a doença pode evoluir para altos graus e deixar o paciente com bastante dificuldade de realizar movimentos e gerar até a necessidade de internação para garantir o funcionamento adequado dos órgãos, com o tratamento correto é possível reduzir bastante os sintomas”.

“O tratamento, que inclui uso de medicamentos, infusão de imunoglobulina humana e imunossupressão, é feito durante toda a vida e, no caso de Celine Dion, pela necessidade do cancelamento dos shows é provável que esse tratamento esteja sendo intensificado para alcançar um melhor estado e melhorar a sua qualidade de vida, apesar desses esforços as expectativas para o caso dela são positivas pois ela tem acesso ao tratamento completo da condição”, explica o médico.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES