Envelhecimento da voz: como prevenir problema que atinge Zezé Di Camargo

A presbifonia é o processo natural de envelhecimento do padrão da voz

Vídeo em que Zezé Di Camargo apresenta falhas na voz ao cantar viraliza na internet | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabia que a nossa voz envelhece com o tempo? Trata-se da presbifonia, que é o processo natural de envelhecimento do padrão da voz. Esse assunto repercutiu desde que viralizou na internet um vídeo um vídeo do cantor Zezé Di Camargo, em que sua voz falha quando ele canta a música “Dois Corações e Uma História”.

Segundo a equipe de Zezé, esta é uma gravação antiga, feita antes da pandemia de Covid-19. A fonoaudióloga e especialista em voz, Thays Vaiano, tirou algumas dúvidas sobre este assunto, em entrevista ao G1. Segundo a especialista, a presbifonia não é uma doença e é possível de ser pevenida.

“A voz envelhece sim. Nossa voz é produzida por estruturas que envelhecem. Por exemplo, o combustível da voz é a respiração. Para produzir voz, o ar tem que passar pelas cordas vocais (que são compostas por músculos), passar pela laringe e chegar na boca para articular esse som. A língua e os lábios também são músculos”, disse Thays Vaiano.

Processo natural

Ela explica que a presbifonia é um processo natural. “Da mesma forma que um idoso fica menos ágil, a voz também envelhece porque os músculos perdem força. Faz parte da nossa natureza passar pela presbifonia, que é o envelhecimento natural da voz, que tem início a partir dos 60 e 65 anos”, afirma a especialista. “A presbifonia não é uma doença, é um processo natural. Exige atenção médica se isso estiver interferindo na atividade laboral ou vida social das pessoas. Como é muscular, existe terapia fonoaudiológica para melhorar a musculatura que ajuda nessa estrutura da fala”, completou.

Ela afirma ainda que esse processo não acontece da mesma maneira para todas as pessoas. “Esse processo depende do estilo de vida da pessoa. Por exemplo, pessoas fisicamente ativas também envelhecem com vozes melhores, por conta da respiração. Pessoas que participam de corais ao longo da vida tendem a envelhecer com vozes melhores porque trabalham a musculatura vocal”.

Vaiano disse que é possível perceber alguns sintomas da presbifonia. “O que as pessoas mais percebem é o tremor na voz, que acaba assustando. As pessoas ficam com a voz mais trêmula e mais instável. Ouvimos uma rouquidão e também ouvimos um pouquinho de ar na voz. Ela fica mais ‘soprosa’. Os idosos não conseguem projetar a voz por causa da fraqueza muscular”.

Como retardar o envelhecimento da voz

A especialista explica que é possível retardar o envelhecimento da voz. “Se manter ativo fisicamente é um fator preventivo para o envelhecimento da voz. Os hábitos alimentares também são importantes porque problemas como refluxo, ligados a alimentação, podem prejudicar a voz. Os hábitos de vida também influenciam. Se você é uma pessoa que fala muito alto, pode envelhecer a voz de forma mais rouca. Fazer atividades vocais, como a participação de coral, mantém a articulação e o músculo vocal ativo, com isso é possível retardar o envelhecimento. Além disso, há exercícios na terapia fonoaudiológica que ajudam a retardar o envelhecimento”, disse ao G1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES