Enxaqueca crônica afeta três vezes mais mulheres que homens; saiba o motivo

Enxaqueca crônica tem impacto na qualidade de vida e economia, com prevalência em mulheres

Mulheres são mais afetadas com enxaqueca crônica | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mês dedicado ao combate à cefaleia, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, destaca-se a enxaqueca crônica, uma das doenças neurológicas mais incapacitantes e que atinge principalmente as mulheres. Estudos revelam que a enxaqueca crônica é a doença mais incapacitante do mundo entre mulheres de 18 a 50 anos, além de ser uma das principais causas de incapacidade também na população em geral.

A enxaqueca crônica não apenas causa sofrimento pessoal significativo aos pacientes, mas também compromete sua qualidade de vida, levando a um aumento nos gastos financeiros e afetando negativamente a vida familiar, social e profissional. Especialistas alertam que as dores de cabeça relacionadas à enxaqueca são responsáveis por um considerável impacto no bem-estar pessoal, e são uma das principais causas de absenteísmo no trabalho.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a enxaqueca crônica afeta mais as mulheres do que os homens, principalmente devido a fatores hormonais. Estudos indicam que o período menstrual é um importante gatilho para as crises de enxaqueca em mulheres.

No Brasil, a enxaqueca representa uma perda econômica significativa, com estimativas apontando para uma queda de cerca de R$ 67 bilhões em produtividade anualmente. A doença é considerada crônica quando o paciente sofre de dor de cabeça por 15 ou mais dias por mês, sendo que as mulheres experimentam um agravamento dos sintomas durante o período menstrual.

"A luz, o barulho e até alguns cheiros incomodam. A dor, por sua vez, pode vir acompanhada de mal-estar, tontura, náuseas e vômitos", afirma o neurologista João Segundo. Ele ressalta que a enxaqueca crônica pode acometer pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adultos até os 50 anos, que são a fase mais produtiva da vida. Muitos indivíduos conseguem comparecer ao trabalho mesmo com enxaqueca, mas não conseguem produzir normalmente devido aos sintomas incapacitantes.

QUAIS GATILHOS PODEM PROVOCAR CRISES?

A predisposição genética é um fator importante no surgimento da enxaqueca crônica, mas vários gatilhos podem desencadear as crises. O neurologista recomenda evitar o consumo excessivo de chocolate, bebidas alcoólicas, alimentos processados e embutidos, optando por uma alimentação rica em proteínas magras, frutas e vegetais, que reduz a inflamação no corpo. A prática regular de exercícios e técnicas de relaxamento, como ioga, meditação e respiração profunda, também pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão, que são gatilhos comuns para a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES