Eritritol: Saiba porque é uma opção saudável e melhor que o açúcar

O eritritol tem ganhado destaque no mercado de adoçantes naturais por trazer diversos benefícios à saúde

O valor calórico do eritritol é de 0,2 kcal/g, ou seja, ele praticamente não tem calorias | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O eritritol é um adoçante natural, também conhecido como um poliol ou álcool de açúcar. Ele é da família dos carboidratos e é considerado um monossacarídeo. O adoçante eritritol consiste numa substância cristalina branca, disponível na forma de pó e também granular. Com praticamente nenhuma caloria, ausência de efeitos colaterais e índice glicêmico igual a zero, o eritritol tem ganhado destaque no mercado de adoçantes naturais. E com razão, pois o mesmo traz diversos benefícios à saúde.

Segundo a nutricionista Vanessa Costa, de São Paulo, por ter um baixo índice glicêmico, seu consumo é considerado seguro inclusive para pessoas com diabetes, que precisam aderir a uma dieta com baixa quantidade de açúcar. “Isso significa que ele não causa um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue após seu consumo. Portanto, se torna uma alternativa saudável para o açúcar comum”, afirma a profissional.

Além disso, o intestino delgado absorve suas moléculas rapidamente e as elimina pela urina. Com isso, então ele não causa efeitos colaterais, como desconforto gastrointestinal ou diarreia, comuns com outros pólios”, completa ela. Dentre as opções de adoçantes naturais, o eritritol é um dos menos calóricos, possuindo menos que 95% das calorias que um açúcar comum.

Do que o eritritol é feito?

O eritritol está naturalmente presente em alguns tipos de plantas e frutas, como melão, pera, uva, e em produtos fermentados, como vinho, saquê e molho de soja. Embora encontrado na sua forma natural em alimentos, o eritritol também é produzido por processos químicos ou biotecnológicos. A via biotecnológica é considerada a alternativa de produção mais eficiente e compreende inicialmente na etapa da hidrólise enzimática do amido de milho, obtendo-se a glicose. Esta glicose é fermentada por meio de leveduras, purificada e filtrada para remoção de impurezas orgânicas, centrifugada a cristais com alta pureza até a obtenção do produto final.

Qual o sabor do eritritol?

Tem sabor doce sem residual amargo e com sensação de refrescância quando dissolvido na boca. O sabor é suave, pois possui cerca de 60 a 70% do dulçor em comparação ao açúcar. Além disso, não há limite estipulado para o uso do mesmo. O Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) estabelece para o eritritol a IDA (ingestão diária aceitável) "não especificada", isto é, a categoria de segurança mais alta possível.

Eritritol ajuda a emagrecer?

O valor calórico do eritritol é de 0,2 kcal/g, ou seja, ele praticamente não tem calorias. Ele é indicado para quem deseja emagrecer, pois quando adicionado às preparações, confere redução calórica, auxiliando no controle de peso. No entanto, a reeducação alimentar e do paladar são as melhores estratégias para o processo de emagrecimento, visto que o ganho de peso é um processo multifatorial que precisa ser tratado com mudanças no estilo de vida que englobam: comportamento, alimentação, atividade física, manejo do estresse, higiene do sono, entre outros.

Eritritol faz mal à saúde?

Com base em estudos, o eritritol se mostrou um adoçante seguro, bem tolerado e não produziu evidência de toxicidade aguda e crônica. Não causa câncer, nem malformação fetal ou qualquer prejuízo sobre a fertilidade. Mas ainda assim deve ser usado com moderação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES