Especialista cita frutas que melhoram e rejuvenescem sua pele

As frutas e alimentos naturais de forma geral são grandes aliados da nossa saúde e da beleza da nossa pele

As frutas trazem inúmeros benefícios para a saúde da pele | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As frutas e alimentos naturais de forma geral são grandes aliados da nossa saúde e da beleza da nossa pele, unhas e cabelos. Deviso a estes benefícios, pesquisadores de todo o mundo têm investido em estudos para descobrir como as frutas podem ser melhor aproveitadas, seja no seu consumo in natura ou mesmo em produtos dermocosméticos.

O farmacêutico Maurizio Pupo, autor de livros na área cosmética e professor especialista em cosmetologia, traz algumas frutas e seus benefícios para a saúde da pele. Um deles é a romã. “Romã é uma fruta que traz diversos benefícios para a pele, principalmente, para o rejuvenescimento dela. Mas atenção: a fruta deve ser consumida e nunca ser utilizada diretamente na pele ― somente em casos de uso tópico com produtos que sejam feitos com o extrato da romã. Ao comer uma romã por dia, ou tomar apenas um copo de suco de romã diariamente, já é o suficiente para rejuvenescer a pele. Isso acontece, pois a romã é muito rica em antioxidantes, o que contribui com a renovação da nossa pele”, explica Maurizio.

O cacau, ao contrário do que alguns pensam, também é cheio de benefícios para a saúde e para o corpo. “Por ser uma fruta associada ao chocolate, o cacau acaba sempre sendo um tema controverso. Porém, pesquisas clínicas e de laboratórios realizadas pela Universidade de Molise, na Itália, forneceram evidências científicas para o uso de substâncias naturais derivadas do cacau como uma forma eficaz de proteger a pele”, diz o especialista.

De acordo com Maurizio, o abacate é rico em gorduras boas, que são benéficas à saúde. “Segundo estudos realizados em Los Angeles, nos EUA [o especialista não indicou quem fez o estudo], o consumo de um abacate por dia ― em testes realizados por 8 semanas ― trouxe benefícios à pele como elasticidade, firmeza, hidratação e pigmentação. Outra curiosidade deste estudo, é que mulheres com circunferência abdominal aumentada e IMC elevado, tiveram também um aumento na resistência UVB”, diz o farmacêutico.

Muita gente não sabe, mas a semente de uva é extremamente benéfica à saúde da pele. “Conhecida como um dos alimentos mais saudáveis do mundo, a semente da uva possui efeitos protetores contra danos induzidos pelo sol (quando seu uso é tópico por meio de dermocosméticos com este ativo). Além disso, o extrato da semente atenua o estresse oxidativo (que seria o desequilíbrio entre a produção de radicais lives e a capacidade do organismo em neutralizá-las), ou seja, possui propriedades antioxidantes e, também, anti-inflamatórias”, explica Maurizio, em entrevista ao Terra.

Os dermocosméticos à base de casca de banana também podem fazer muito bem á pele, segundo explicou o especialista. “A casca da banana é rica em minerais, como o zinco e o magnésio, além de vitaminas, como a vitamina A e o complexo B. Desta forma, se utilizada em um dermocosmético, de forma tópica, como um creme, por exemplo, o extrato concentrado da casca da banana pode trazer benefícios para a pele, como propriedades anti-inflamatórias”, explica o farmacêutico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES