Especialista tira dúvidas! Descubra mitos e verdades sobre pedras nos rins

Estima-se que 15% da população possa ser acometida pelo cálculo renal

Cerca de 1,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de disfunção renal | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção à região inguinal. 

É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar. Além das evidências clínicas (dor intensa e sinais de sangue na urina), o cálculo renal pode ser diagnosticado por raios X de abdômen, ultrassom ou pela urografia excretora, um exame mais específico das vias urinárias.

Ao contrário do que se recomendava no passado, durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos. Líquido em excesso pode aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, aumentar as dores. Existem diversas pessoas com a receita mágica para pedras nos rins. E com isso diversos mitos pairam sobre o assunto. Pensando nisso, o urologista Leonardo Borges esclareceu os mitos e verdades sobre o tema para o UOL. Confira a seguir as principais dúvidas.

Tomar 2 litros de água por dia reduz o risco de pedras nos rins?

Sim. De forma geral, ingerir de 2 litros a 2,5 litros de água por dia ajuda, mas se a pessoa tem uma vida ativa, pratica esportes, por exemplo, 2 litros de água pode ser pouco. Para um indivíduo que transpira menos, essa mesma quantidade será suficiente. Sendo assim, é importante controlar a quantidade que se ingere, mas também o quanto de urina que se produz.

Comer tomate com semente pode dar pedra no rim?

O tomate já foi associado a uma série de coisas, talvez porque ele seja de fácil acesso na dieta, mas não existe relação com a formação de pedras nos rins.

Chá de quebra-pedra funciona?

Mito. Este chá teria uma função diurética que supostamente poderia ajudar na eliminação de cálculos renais, mas ele não previne e nem dilui os cálculos que já estão formados.

Beber água durante a crise pode ser ruim?

Sim. Se o indivíduo faz uma ingestão de líquido em excesso pensando em empurrar o cálculo com excesso de urina, a consequência disso será o aumento da dor porque o cálculo já pode estar impactado. "A pessoa produz muita urina, esse rim dilata e ela tem mais cólica. Então não faça isso, mantenha a hidratação conforme o necessário", explica o urologista.

Uma vez que o cálculo já está formado e descendo, o paciente precisa conversar com o médico para saber que medicação ele pode tomar para aumentar a chance de expulsão e para aliviar a dor enquanto o cálculo está migrando.

Pedras nos rins podem gerar doenças cardiovasculares?

Mito.

Só existe um tipo de pedra nos rins?

Mais um mito. Existem diversos tipos de cálculos renais, que podem ser à base de cálcio, como o oxalato de cálcio ou fosfato de cálcio; à base de ácido úrico (cálculo diurato); também há os que estão relacionados ao uso de alguns medicamentos; e existem também os mais raros, como os cálculos de cistina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES