Especialistas respondem qual é o queijo mais saudável

O queijo é um alimentos amado por muitos e muita gente não abre mão de consumí-lo diariamente

Ricota é o queijo mais saudável, segundo especialistas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O queijo é um alimentos amado por muitos e muita gente não abre mão de consumí-lo diariamente. Mas será que esse é um alimentos saudável. De acordo com a dietista Lourdes Castro Mortillaro, o queijo é uma excelente fonte de cálcio e proteína, mas ela alerta que é preciso ter cuidado com a quantidade consumida.

Além de não exagerar na quantidade, existem ainda os tipos de queijo mais saudáveis. Neste caso, assim como Lourdes, a dietista Emily Martorano, afirma que o melhor é o ricota. Segundo Emily, ele é rico em proteína do soro do leite, o que faz com que ele seja facilmente absorvido pelo corpo por causa dos aminoácidos que ele possui.

De acordo com Emily, este tipo de queijo é um importante aliado de quem pratica atividade física com fins estéticos. A dietista afirma que a ricota é uma boa aposta para quem quer construir músculos, aumentar a força e, ao mesmo tempo, perder gordura e peso. Quem está de dieta e não abre mão de consumir este alimento, pode optar pela ricota.

Baixas calorias

Dentro dessa proposta de consumo de queijo com fins estéticos, uma grande vantagem da ricota é o baixo teor de gordura e portanto de calorias. Desta forma, este queijo se torna uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável e equilibrada. Conta a seu favor ainda o fato de a ricota poder ser consumida de diversas formas, tanto pura como em saladas, massas, molhos e outras preparações culinárias.

A ricota é um queijo feito a partir do soro do leite, de consistência macia e fresco. Ela é rica em  nutrientes importantes, como fósforo, potássio e vitaminas do complexo B. Além disso, a ricota é uma fonte de proteína de alta qualidade, com um perfil completo de aminoácidos essenciais. Isso significa que ela contém todos os aminoácidos que nosso corpo não é capaz de produzir, mas que precisamos obter por meio da alimentação.

Ricota fresca ou creme de ricota?

A ricota fresca, segundo a IN MAPA nº 65, de 21 de julho de 2020, é um “queijo obtido pela precipitação a quente de proteínas do soro de leite, com ou sem adição de ácido, com adição de leite em até 20% (vinte por cento) do seu volume”. Já o creme de ricota não possui uma legislação que estabeleça os requisitos de identidade e qualidade, mas pode-se dizer que é um produto resultante da mistura láctea composta da ricota fresca com adição de creme de leite e/ou leite. O fato é que a ricota, seja fresca ou tipo creme, tem baixo valor calórico e alto teor proteico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES