Estes alimentos podem ser consumidos à vontade mesmo com mofo

Alguns alimentos podem ser consumidos sem prejuízos à saúde mesmo com bolor

O queijo gorgonzola é um dos alimentos que podem ser consumidos mesmo com as pecto de mais envelhecido | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Encontrar alimentos mofados em casa pode ser extremamente frustrante, mas existem casos específicos em que é possível evitar o desperdício e estes alimentos podem ser salvos. Nestes casos, eles podem ser consumidos sem prejuízos à saúde. Isso acontece porque o problema não é tanto o mofo, mas sim as micotoxinas liberadas por alguns fungos.

O biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, explicou em entrevista ao jornal Metrópoles, que alguns alimentos são mais resistentes do que outros. "As micotoxinas que não são visíveis a olho nu podem provocar uma intoxicação alimentar. Comer algo contaminado com essas micotoxinas pode até levar à morte", pontua.

Figueiredo preparou uma lista dos alimentos que não devem ser descartados. Entre as frutas e verduras, ele destaca a cenoura, pimentão, mamão e abacaxi como exemplos de frutas e legumes com características que dificultam a proliferação de micotoxinas. Nestes casos, há a possibilidade de aproveitamento.

Existem alguns queijos que também podem ser consumidos mesmo com o aspecto mais envelhecido. "Existem queijos em que o fungo faz parte da produção, como gorgonzola e minas. Nestes casos, está tudo bem remover o mofo para comê-lo. Foi comprovado que este mofo não é micotoxigênico", explica Dr. Bactéria.

Por outro lado, há alimentos com mofo que devem ser jogados fora imediatamente, como os pães. "O microrganismo é penetrante e não dá para saber até onde a toxina chegou. Portanto, não é seguro comer pão nessas condições, mesmo depois de remover o mofo", alerta. O iogurte também deve ser descartado. 

Os alimentos em compota também devem ser jogados fora, quando se perceber quem não estão em bom estado.  "Existem alimentos que não conseguem impedir a contaminação. A compota é um deles. Quando o mofo aparece no produto, esqueça. (...) Não há como salvá-la". Conhecer essas informações pode ajudar a evitar possíveis intoxicações alimentares e garantir uma alimentação mais segura e saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES