Estou gripado, posso tomar a vacina contra a gripe?

A vacinação para gripe não é indicada a quem está com um sintoma moderado ou grave de uma infecção – febre alta, por exemplo. A gente explica o porquê

vacinação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Provavelmente você já deve ter ouvido que quem está com gripe não pode tomar a injeção contra a influenza. E a orientação está certa, mas exige explicações até para não causar um pânico desnecessário. Confira aqui os pontos de vacinação contra a gripe em Teresina. 

“Na verdade, pedimos a qualquer pessoa com sintomas moderados ou graves de uma possível infecção para esperar um tempinho antes de receber a vacina da gripe ou qualquer outra”, afirma o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). Ou seja, febre alta, desarranjos intestinais intensos, dores musculares e por aí vai são sinais de que você deve adiar por uns dias a vacinação.

Estou gripada, e agora? (Foto: reprodução)

Agora, essa indicação não tem a ver com a segurança ou eficácia do imunizante contra a gripe. O problema é que, ao aplicar a dose em alguém doente, fica complicado para o médico saber se uma eventual evolução do quadro tem a ver com a vacina ou com um agravamento da infecção.

Ora, a vacinação desencadeia, em alguns poucos casos, febre baixa e dores no local da aplicação. Em um indivíduo já gripado (ou com outra infecção), esses sintomas podem ser confundidos com um retorno da doença. Aí o profissional de saúde não sabe se deve entrar com um tratamento específico ou apenas esperar os sinais passarem.

“Mas reforço que a vacina da gripe, por si só, não vai agravar qualquer enfermidade”, assegura Cunha. E mais: quadros leves, como um resfriado, não contraindicam a injeção. Algo um pouco diferente acontece com o imunizante para febre amarela, para citar um caso. Ao contrário do da gripe, que é composto por fragmentos inativados do influenza, ele possui versões atenuadas do vírus da febre amarela. É como se esses agentes – injetados para o próprio organismo produzir anticorpos – estivessem bem fraquinhos, mas não mortos.

Isso significa que, em gente com a imunidade baixa (condição que pode decorrer de uma infecção aguda), há um risco pequenino de a própria vacina desencadear um quadro parecido com a febre amarela.

Mas de novo: isso não ocorre com a vacina da gripe. Suas reações adversas são brandas e ela simplesmente não tem potencial para deflagrar a enfermidade contra a qual deveria proteger. Aliás, até quem tem alergia ao ovo hoje em dia pode tomá-la. Então há alguma contraindicação? Apenas para quem sofreu uma reação alérgica grave ao tomar a vacina da gripe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES