Estudo aponta avanço da herpes zóster no Brasil durante a pandemia

Eventos da doença, que causa lesões na pele e dor, aumentaram de pouco mais de 30 casos por milhão de habitantes, antes da pandemia, para quase 41 casos por milhão de habitantes em 2020

herpes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental pode ter mais um marcador para apontar como as pessoas estão sendo afetadas pelo cenário de isolamento, risco de infecção, luto e insegurança. Um estudo da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apontou que o número de casos de herpes zóster, doença que causa lesões na pele e dor, aumentou de pouco mais de 30 casos por milhão de habitantes, antes da pandemia, para quase 41 casos por milhão de habitantes em 2020. A alta na média de casos foi de 35,4%.

Os pesquisadores vão investigar ainda se, de alguma forma, as infecções pelo Sars-CoV-2 podem ter influenciado no aumento de ocorrências. 

"Em abril do ano passado, começamos a nos perguntar o que a pandemia poderia ocasionar na saúde mental de uma pessoa que fica em quarentena, observando algumas condições que poderiam ter relação direta e indiretamente com a covid-19. Avaliamos a infecção pelo vírus varicela zoster, que causa herpes zóster, e começamos ver o que a ciência vinha divulgando. Tínhamos algumas pistas de que algumas doenças poderiam estar alteradas pela pandemia", diz Hercílio Martelli Júnior, professor titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes e coordenador do estudo, que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

A herpes zoster costuma afetar pessoas com mais de 50 anos (Foto: Pixabay)

Os pesquisadores compararam a média do período pré-pandemico, entre 2017 e 2019, com o ano de 2020, no recorte de abril a agosto. A análise utilizou dados do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontou ainda o aumento em regiões do País.

"Antes da pandemia, tínhamos 30,2 casos a cada milhão de habitantes. Durante a pandemia, o número saltou para 40,9 casos por milhão de habitantes. Fomos comparar por regiões antes de comparar o Brasil como um todo e vimos que, no Nordeste, houve um aumento de 23,6% na ocorrência de herpes zoster nesse período. No Centro-Oeste, foi de 77,2%. A média brasileira de aumento foi de 35,4%, comparado ao período pré-pandêmico", afirma o pesquisador. Na região Sudeste, o aumento foi de 45,8%. Na Sul, de 26,6%, e na Norte, de 25,7%.

No momento, não é possível determinar as causas dessas diferenças regionais. "Torna-se difícil fazer tais especulações, pois não se tem estes detalhamentos de potenciais fatores mais específicos disponíveis para análise", explica Júnior. 

O fator emocional, que interfere na imunidade, é um dos caminhos para tentar explicar a reativação desse vírus, o que estabeleceria uma relação entre a covid-19 e o aumento de casos de herpes zóster. Como a infecção por vírus pode desencadear algumas doenças, como ocorre com a Síndrome de Guillain-Barré, os pesquisadores precisam aprofundar mais os estudos para checar o impacto do novo coronavírus para o aparecimento das lesões.

"Por alguma razão que não se compreende bem e pode ser o fator emocional, ocorre uma reativação do vírus. Sabemos que fatores que comprometem a imunidade e a saúde mental, podem resultar em aumento de doenças autoimunes, como lúpus", afirma o professor. "Mas não é descartado se, com o Sars-CoV-2, temos aumento por aspectos de ansiedade e saúde mental exclusivamente ou se podemos ter alterações induzidas pelos agentes etiológicos da covid-19. Precisamos lançar mão de mais estudos e tentar responder."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES