Estudo: lubrificante artificial pode amenizar dores de artrite no joelho

Com isso, joelhos com artrite dolorosa poderão ser tratados com injeções do fluido lubrificante, que imita a versão natural encontrada nas articulações.

ossos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Testes em pequenos roedores e em células humanas trouxeram resultados promissores para quem sofre com doenças como artrite e condromalácia patelar — um desgaste da articulação do joelho que leva ao aparecimento de dores intensas. O estudo realizado na Universidade de Oklahoma (EUA) apresentou uma nova abordagem no tratamento do desgaste: foi desenvolvido um lubrificante artificial inspirado no líquido sinovial – o líquido dentro das articulações.

Com isso, joelhos com artrite dolorosa poderão ser tratados com injeções do fluido lubrificante, que imita a versão natural encontrada nas articulações. Esse fluido permite que as articulações danificadas se reparem. Os ratos do experimento aumentaram a regeneração da cartilagem com osteoartrite — resultado do desgaste relativo ao envelhecimento — após a aplicação do tratamento.

Existe uma cirurgia feita para remover os detritos do joelho e alisar a cartilagem restante. (Foto: Terry Shultz-Unsplash)

Doenças das articulações e tratamentos

As cartilagens são tecidos conjuntivos cartilaginosos que cobrem as extremidades dos ossos. A artrite faz com que pedaços desse tecido dentro da articulação se separarem da cartilagem principal. Existe uma cirurgia feita para remover os detritos do joelho e alisar a cartilagem restante, mas, segundo a equipe do estudo, não costuma funcionar muito bem. Outros tratamentos experimentais envolvem a injeção de células-tronco retiradas da própria pessoa.

Como recuperar articulações

A equipe de Chuanbin Mao, da Universidade de Oklahoma, estudou o fluido articular saudável, que contém uma grande molécula chamada complexo de lubrificação — composta por ácido hialurônico com lubricina e gordura. Esse fluido se liga às moléculas de água e à cartilagem, criando uma camada aquosa no topo da cartilagem, que reduz o atrito durante o movimento articular.

Radiografia dos joelhos de um homem de 87 anos com osteoartrite grave. (Foto: Reprodução)

Depois, eles criaram uma versão artificial do complexo de lubrificação ligando outra molécula, chamada PAMPS, e outro lipídio ao ácido hialurônico. Quando ela foi aplicada a pedaços de cartilagem humana em testes de laboratório, foi capaz de reduzir o atrito.

No caso dos ratos estudados, eram portadores de artrite precoce nas articulações das pernas. Após oito semanas de tratamento, suas articulações estavam quase normais, quando analisadas em microscópio. "A cartilagem parecia ter crescido novamente", disse Mao à New Scientist. E completou: “Descobrimos que a lubrificação pode ajudar na regeneração dos tecidos - isso é algo novo”.

Agora, a equipe deve testar o fluido artificial em animais maiores, com articulações mais semelhantes às humanas. Mas até as injeções estarem prontas para uso em humanos pode demorar alguns anos.

Como prevenir a osteoartrite

Conhecida também como artrose, a doença costuma atingir as articulações do joelho, quadril, costas e mãos, causando dor e perda de qualidade de vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), 85% das pessoas acima de 75 anos sofrem com o problema.

Segundo o ortopedista Samir Daher, em entrevista à revista Exame, exercícios físicos e suplementos à base de colágeno são a alternativa mais eficaz para combater as dores e desgaste típicos do mal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES