Etiqueta da tosse: conheça as diretrizes da OMS para não proliferar vírus

Para garantir ficar longe de vírus e bactérias, a melhor saída é a prevenção

covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No início desta semana circulou nas redes sociais um vídeo que mostra o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), tossindo sem máscara em meio a uma aglomeração no bairro Tabuleta, Zona Sul da capital. 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), o gestor tirou a máscara rapidamente para tomar um gole de café e acabou se esgasgando com o líquido. O que chamou a atenção foi que o prefeito não cobriu a boca com as mãos ou com um lenço e prosseguiu com seu discurso.

Em nota, a PMT disse que o prefeito já tomou duas doses da vacina CoronaVac e segue todos os cuidados. Porém, é válido ressaltar que embora as vacinas usadas no Brasil minimizem os riscos de evolução para quadros severos da Covid-19, nenhum dos imunizantes garante proteção imune total. Ou seja, há possibilidade de doença inclusive entre os imunizados.

Tossir, mas sem tirar a máscara! (Foto: divulgação)

Além disso, não apenas para a Covid-19, mas para garantir ficar longe de outros vírus ou bactérias, a melhor saída é a prevenção. Então, conheça a Etiqueta da Tosse, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tida como modelo para a população se cuidar. 

Como o coronavírus é transmitido através do ar por meio de secreções respiratórias do paciente infectado ou por contato com secreções contaminadas seguido de inoculação em mucosas (olhos, nariz ou boca), é fundamental se atentar a cuidados simples do dia a dia que podem impedir a contaminação. Esse é o objetivo da Etiqueta da Tosse, reduzir as transmissões através de diretrizes simples, mas fundamentais para o dia a dia:

1. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar: o infectologista Dr. Gerson Salvador ressalta que, nesses casos, você deve virar para o lado e levar o cotovelo para perto do nariz ou boca, não a mão (já que é através dela que temos contato com o mundo). Cabe lembrar que é errado tirar a máscara para tossir ou espirrar em público.

2. Usar lenços e jogá-los fora depois do uso: Dr. Gerson acrescenta que é bom andar com eles na bolsa e assim, ir descartando conforme o uso)

3. Lavar as mãos ou usar álcool gel todas as vezes que tocar a boca, nariz ou na máscara: Dr. Gerson explica que com água, é importante esfregar as mãos de 40 a 60 segundos; já o álcool gel são 20 segundos. 

Dessa forma, você irá impedir a disseminação da doença tanto para outras pessoas quanto para você.

Confira mais dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção:

Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;

Evitar tocar nas mucosas dos olhos;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Manter distanciamento físico e evitar aglomeraçãoes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES