Festas Juninas: nutricionista dá dicas de como aproveitar sem sair da dieta

O mês de junho é popularmente conhecido pelas comemorações de São João, as tradicionais festas juninas e suas comidas típicas

O período junino é famoso pelas festas e comidas gostosas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mês de junho é popularmente conhecido pelas comemorações de São João, as tradicionais festas juninas, e suas comidas típicas. Durante as celebrações, é comum nos depararmos com uma infinidade de pratos à base de milho, coco e amendoim que dão água na boca. Embora seja indiscutível que desfrutar dessas iguarias faz parte da experiência, é essencial ter em mente o equilíbrio e a moderação ao se deliciar com elas para não exagerar em níveis de gordura ou de açúcares no sangue. 

Para aproveitar ao máximo, é fundamental fazer escolhas conscientes. Para ajudar nessa seleção, a nutricionista Marlucy Lindsey Vieira, da UBS Jardim Nakamura, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim", compartilha dicas dos pratos mais indicados e daqueles que devemos consumir com moderação ou até mesmo evitar.

De acordo com a especialista, diante de tantas opções disponíveis, uma maneira adequada de escolher o que comer é priorizar as comidas com menor teor de gordura, que também sejam fontes de nutrientes benéficos para a saúde. Caso você não resista àquelas mais gordurosas, o conselho é comer com moderação. 

As melhores opções, segundo a nutricionista não o milho verde cozido: ele é um alimento com baixo teor de gordura, rico em fibras e vitaminas, além de contribuir para um estilo de vida saudável e produtivo; a pipoca: alimento rico em antioxidantes, essenciais para combater a ação dos radicais livres. A profissional sugere uma versão ainda mais saudável do alimento, preparada sem o uso de óleo; e a batata-doce assada: o legume é uma ótima forma do corpo obter energia e ainda beneficia aqueles que praticam exercícios físicos.

Alimentos derivados

Durante o mês, alguns pratos famosos e bastante desejados incluem a canjica, pamonha e bolo de milho. Todos são derivados do milho, que é uma excelente opção alimentar. No entanto, a nutricionista enfatiza que é importante consumir esses alimentos com moderação, devido ao seu alto teor de açúcar.

No caso dos pratos e doces que contêm amendoim, também é necessário evitar o consumo em grandes quantidades. Embora seja considerado um alimento funcional, é fundamental que a ingestão seja feita em quantidades adequadas para obter os benefícios esperados. Assim como os alimentos à base de coco, pois quando ingeridos de forma excessiva podem trazer malefícios, por serem ricos em gorduras saturadas.

Bebidas alcoólicas

Para aproveitar a diversão enquanto cuida da saúde, é igualmente essencial ter atenção com o consumo de bebidas alcoólicas. "Evite consumir as bebidas de estômago vazio e mantenha-se sempre hidratado, alternando o consumo com água. Recomenda-se ingerir a menor quantidade possível, com uma média de 1 a 2 copos, no máximo", enfatiza Marlucy.

Todos podem aproveitar

Durante as festividades, é crucial que pessoas com doenças preexistentes e condições de saúde, como diabetes, colesterol e triglicerídeos altos, assim como excesso de peso, tenham um cuidado especial com a alimentação.  “É possível, sim, desfrutar das delícias das festas juninas, como pé-de-moleque, canjica e cocada, mantendo a glicemia sob controle. Não há necessidade de restrições, mas o segredo está na moderação”, finaliza a profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES