Fibromialgia: entenda o que é a doença que provoca dores crônicas

Essa condição é capaz de prejudicar a qualidade de vida do paciente, seu desempenho no trabalho e seus hábitos

Fibromialgia é uma síndrome que provoca dores crônicas e generalizadas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores crônicas e generalizadas e ainda sensibilidade em partes específicas do corpo. Frequentemente essas dores vem junto com outros sintomas, como alterações do sono, fadiga, distúrbios intestinais, ansiedade e depressão. Essa condição é capaz de prejudicar a qualidade de vida do paciente, seu desempenho no trabalho, seus hábitos.

A fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial. As mulheres são as mais afetadas pela síndrome, que aparece entre 30 a 50 anos de idade. E, apesar da dor muscular generalizada, que dura uma média de três meses, não é possível identificar evidência de inflamação nos locais de dor de quem a sente.

O fisioterapeuta especialista em movimento humano, Alessio Novais, afirma que a ciência desconhece a causa real da doença. “Porém sabemos que é comum que fibromialgia se manifeste entre familiares que têm a doença, portanto pode existir certa predisposição genética", comenta. Estão mais propensas a desenvolver o problema, pessoas que passam por stresse emocional crônico ou casos graves de traumas físicos e psicológicos.

Sintomas de fibromialgia

Os sintomas comuns da síndrome são dor por mais de três meses pelo corpo, alteração do sono e fadiga crônica, presença de pontos dolorosos na musculatura (normalmente dos dois lados), quadro de depressão ou ansiedade, alterações cognitivas e alterações do hábito intestinal são alguns dos sinais de alerta para a síndrome. Mas existem ainda a rigidez matinal, a dificuldade de concentração e memória, dor de cabeça e formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.

Alessio explica que os pontos dolorosos da fibromialgia costumam surgir em um ponto do corpo e podem migrar para outras áreas. "São 18 pontos de dor em todo o corpo, sendo 9 em cada lado. Os pontos de dor são localizados na coluna cervical e torácica, pelve nádegas, cotovelos e joelhos", alerta o especialista.

Diagnóstico

Segundo Alessio, o diagnóstico da fibromialgia é feita com base na avaliação dos sintomas do e na exclusão de outras possíveis doenças. “Até esse momento nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. O diagnóstico é predominantemente clínico, baseado nas queixas e exame físico do paciente, testes de índice de dor generalizada", diz Alessio, em entrevista ao Terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES