Fique atento! 10 hábitos alimentares que parecem saudáveis, porém fazem mal - 1. Adeus, carboidrato

Práticas alimentares à primeira vista são boas, mas podem estar fazendo mais mal do que bem - 1. Adeus, carboidrato

Slide 1 de 10
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1. Adeus, carboidrato

Embora o consumo excessivo de carboidratos seja prejudicial à saúde, deixar de consumir esses nutrientes —nossa principal fonte de energia— pode ser igualmente perigoso. É o que mostra um estudo liderado pelo NIH (Instituto Nacional de Saúde), dos EUA, que revelou que taxas de carboidrato tanto altas demais quanto exageradamente baixas foram associadas ao aumento da mortalidade.

Isso porque, quando se restringe muito o consumo desse macronutriente, corre-se o risco de diminuir, por exemplo, a quantidade de fibras na dieta. Encontradas em pães e massas integrais, nozes, legumes e frutas, as fibras são um tipo de carboidrato capaz de reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.

Sley Tanigawa, presidente do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, diz que vale mais prestar atenção na origem do carboidrato que estamos levando ao prato, do que necessariamente no nutriente em si. "Uma coisa é o carboidrato do pão, macarrão e biscoito não integrais. Outra coisa é o carboidrato que vem das massas integrais, frutas e legumes, que são carboidratos complexos e, por isso, vêm acompanhados de vitaminas e fibras", explica a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 10
SEÇÕES