Gosta de pipoca? saiba como preparar e quais os seus benefícios

A pipoca é um alimento presente na dieta de milhares de pessoas mundialmente

Pipoca | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pipoca é um alimento presente na dieta de milhares de pessoas mundialmente. Seja como um lanche ocasional, ou parte de um plano estrito, seu consumo é recomendado por nutricionistas por ser rico em nutrientes. Porém, existe um jeito certo de prepará-la.

Geralmente associada com a ida ao cinema, a pipoca pode ser vista como um alimento gorduroso, repleto de manteiga e sal. Contudo, dependendo do seu modo de preparo, pode ser um lanche saudável repleto de benefícios à saúde. As pipocas de cinema, por exemplo, têm mais calorias e altos níveis de sódio — que é associado à hipertensão e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). 

A variedade encontrada em mercados, como a de microondas, pode incluir ingredientes desnecessários que acabam sendo prejudiciais à saúde, como alguns tipos de gordura. Contudo, em sua forma natural, feita a partir de milho estourado, a pipoca mantém suas propriedades nutricionais. 

Quando temperada levemente, sem muito sal e óleo, o alimento contém poucas calorias e é uma incrível fonte de fibra alimentar.

Quais os benefícios da pipoca? 

História

A origem da pipoca é desconhecida, porém, existem registros de espigas de milho estouradas no Peru datadas há mais de 6 mil anos atrás. Especialistas acreditam que a sua disponibilidade em conjunto com o fogo facilitaram o consumo da pipoca. 

Porém, o alimento como os conhecemos é resultado de anos de cultivação. O milho usado para fazer pipoca é cultivado diferentemente que o grão comum — parte de sua umidade é mantida para garantir que o milho estoure facilmente.

Nutrição

Além das vitaminas A, E, B6 e K, a pipoca também contém outros nutrientes, como folato, niacina, riboflavina, tiamina e ácido pantotênico. 

Benefícios

Por conter fibra, a pipoca é associada pela redução de riscos do desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e outras condições preocupantes, além de oferecer outros benefícios. 

Auxilia na perda de peso

Por conta do volume que preenche no estômago, a pipoca é um alimento que dá a sensação de saciedade, que faz com que comemos menos. Além disso, seu alto nível em fibra também ajuda na perda de peso. 

Regula os níveis de açúcar no sangue

O índice glicêmico da pipoca é baixo, portanto, pode ajudar a manter o nível de açúcar no sangue balanceado e a evitar possíveis flutuações. Por isso, o alimento é considerado um ótimo lanche para pessoas diabéticas.

Antioxidante

A pipoca também contém ácidos fenólicos, que são agentes antioxidantes. Antioxidante é uma substância capaz de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. Seu papel é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Saiba como preparar pipoca e seus benefícios

Como fazer

Para fazer uma pipoca saudável, você vai precisar de: 

-½ xícara de milho de pipoca

-3 colheres de azeite de oliva ou óleo de coco

-½ colher de chá de sal

Coloque o óleo e o milho em uma panela grande e tampe-a. Em fogo baixo, espere três minutos ou até todos os grãos estourarem. Depois transfira a pipoca para um recipiente e tempere a gosto. Além do sal, você pode usar pimenta, lemon pepper ou qualquer outro tempero. Porém, é importante lembrar que muito sódio também pode ser prejudicial à saúde, então prefira temperos naturais e não industrializados. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES