Janja perdeu quase 10 kg: saiba qual a estratégia da primeira-dama

A primeira-dama perdeu entre oito e 10 quilos depois que passou a reduzir o consumo de carboidratos e a usar Ozempic

Janja emagreceu de oito a 10 quilos | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos últimos meses, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, perdeu entre oito e 10 quilos depois que passou a reduzir o consumo de carboidratos e a usar o medicamento Ozempic, que é utilizado para tratar diabetes tipo 2, mas também ajuda no processo de emagrecimento. A informação é do O Globo.

Esse medicamento se popularizou ultimamente após estudos e alguns usuários relatarem que seu uso leva à perda de peso. O princípio ativo deste medicamente é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que ajuda a causar saciedade. Em razão deste mecanismo, ele influencia no emagrecimento.

A primeira-dama começou a tomar a remédio para acompanhar o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Lula precisou interromper por um tempo o consumo de alimentos derivados do leite por causa de um refluxo gástrico crônico provocado pelo Ozempic. A reação é comum em alguns pacientes que fazem uso do remédio. Lula também teve um processo de emagrecimento, o presidente perdeu cerca de sete quilos também com reeducação alimentar, reduzindo o consumo de carboidrato e o tamanho das porções.

Orientações

A Associação Brasileira para o estudo da Obesidade (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), preocupadas com a disseminação do tratamento não previsto em bula, publicaram uma nota conjunta sobre o uso do Ozempic com “orientações à população”.

Com a popularização do remédio como aliado no processo de emagrecimento, ficaram também comuns os relatos de dificuldades de pacientes que usam o Ozempic no tratamento da diabetes para encontrá-lo nas farmácias. a Novo Nordisk, fabricante do remédio, disse em fevereiro que o desabastecimento é resultado de uma procura muito maior do que a prevista.

“Cabe ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com o medicamento”. No mesmo mês, a fabricante informou que o reabastecimento de distribuidores, atacadistas e farmácias no País deve ser normalizado durante o segundo trimestre de 2023, com o aumento da capacidade de produção anual da empresa.

É preciso orientação médica

A endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Thais Mussi, em entrevista ao Terra, alerta que nunca se deve ingerir qualquer medicamento sem a indicação ou acompanhamento de um médico. "É importante frisar que existem pessoas alérgicas à semaglutida e outras substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso atenção antes de indicar ou ingerir", alerta a médica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES