Jovem é internada após utilizar Ozempic sem prescrição; conheça riscos

A procura desenfreada pelo remédio tem afetado inclusive pacientes com diabetes, que não conseguem encontrar nas farmácias

O uso do Ozempic sem acompanhamento médico preocupa entidades e especialistas da área | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste último final de semana repercutiu uma notícia que já vinha sendo alertado por diversos especialistas da área da saúde. O uso indiscriminado e sem prescrição do Ozempic, medicamento indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, que tem sido utilizado de forma “off label” (fora da bula) para o emagrecimento. A publicitária Fernanda Guimarães Pimenta, de 29 anos, precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital após utilizar o remédio sem indicação médica.

Fernanda ficou internada por sete dias e quase teve uma insuficiência hepática, quando o fígado para de funcionar. A procura pelo medicamento aumentou após celebridades terem citado o medicamento nas redes sociais como solução para emagrecer. Influenciada, a publicitária decidiu usar o Ozempic sem acompanhamento médico, em julho do ano passado. Ela também conhecia algumas amigas que faziam o uso do medicamento e estavam perdendo peso rapidamente, segundo relatou o portal G1.

“Comecei a ser impactada pelos vídeos. Até brinco falando que fui influenciada pelo meu próprio trabalho já que sou publicitária. O algoritmo começou a me apresentar diversos vídeos falando sobre o uso do Ozempic e seus resultados positivos. Então, eu coloquei na minha cabeça que se eu tomasse, iria dar super certo também”, relata.

Procura desenfreada

Devido à alta procura, o remédio Ozemplic está em falta nas farmácias do Brasil. Desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk, o medicamento é prescrito para o tratamento de diabetes tipo 2, mas é também usado, de forma off label — fora da bula —, para obesidade e perda de peso. Este segundo tipo de prescrição não é endossado pela empresa. A ‘febre’ do uso do Ozempic, no entanto, não é exclusividade do Brasil. Nos Estados Unidos e na Austrália, a busca desenfreada fez o remédio desaparecer das prateleiras e virar assunto nos principais jornais.

O que é Ozempic?

O remédio tem como princípio ativo a semaglutida, um hormônio sintético que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e sinaliza ao cérebro a sensação de saciedade. Isso porque ele simula os efeitos do GLP-1 — um hormônio natural que é produzido no intestino. O endocrinologista Paulo Rosenbaum, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que o uso do medicamento contra obesidade é seguro e já foi longamente estudado por cientistas. No entanto, o tratamento precisa ter acompanhamento médico para ser seguro.

A gerente médica do laboratório Novo Nordisk, que fabrica o Ozempic, Tássia Gomide Braga, também ressalta que os efeitos colaterais são mais comuns no início do tratamento. A endocrinologista lembra que, por enquanto, o medicamento é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas para diabetes – a prescrição para perda de peso é off-label, ou seja, feita por conta e risco do médico responsável. Ela também explica que os efeitos adversos costumam ocorrer durante o início do uso da medicação ou quando há aumento na dose da medicação. “O paciente deve buscar junto ao seu médico orientações para minimizá-los”, afirma Braga.

Perigos do uso indiscriminado do medicamento

O uso do Ozempic sem acompanhamento médico preocupa entidades e especialistas da área. Em janeiro, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) emitiu uma nota alertando que, assim como qualquer outro medicamento, a semaglutida “precisa de acompanhamento médico e só deve ser utilizada sob prescrição”. A procura desenfreada tem afetado inclusive pacientes com diabetes, que não conseguem encontrar o medicamento nas farmácias de São Paulo. “Está faltando remédio para quem precisa, para quem tem diabetes, e isso é uma pena. Com essa moda das redes sociais, ficou essa loucura. Tem gente que nem deveria usar o Ozempic e fica usando com todos esses efeitos colaterais, e falta para quem deveria tomar”, avalia Rosenbaum.

Efeito rebote

Um dos riscos do uso indiscriminado é o chamado efeito rebote, que ocorre quando o peso perdido durante o tratamento é recuperado quando o paciente deixa de usar o remédio. Em alguns casos, o ganho de peso é até maior do que o que foi perdido anteriormente. “Quando você usa sem orientação você pode ter um efeito rebote, um ganho de peso fora do comum, especialmente quando o uso é interrompido sem um plano de ação”, explica Rosenbaum. “Se a pessoa não modificar o estilo de vida, não fizer exercício, ela vai engordar tudo de novo quando parar a medicação”, completa o endocrinologista. Para evitar engordar novamente, os especialistas recomendam que a interrupção da medicação seja feita de forma gradual e, é claro, acompanhada por mudanças na dieta e exercícios físicos regulares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES