Julho Amarelo: prevenção, diagnóstico e controle das hepatites

Especialista alerta sobre testes e exames para o diagnóstico

estomago | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já entramos no mês dedicado à conscientização das hepatites virais, inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A,B,C,D (Delta) e E que podem estar relacionadas ao uso de medicamentos, álcool, drogas, doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Muitas vezes essas enfermidades, principalmente as hepatites B e C, não manifestam sintomas na fase inicial e acabam por exigir cuidados imediatos de forma a melhorar o prognóstico em relação à doença.

Vírus da hepatite (Foto: reprodução)

O diagnóstico precoce é fundamental, bem como a vacinação para as hepatites virais, "A" e "B", por exemplo. Segundo o Dr. Felipe Borges, gastrocirugião da Gastrofig o maior número de casos são da hepatite A, que está relacionada a falta de saneamento básico e higiene. Em seguida, a hepatite B, que atinge em maior proporção de transmissão por vias sexuais e contato sanguíneo. A hepatite C, tem como sua principal forma de transmissão o contato com sangue e ela é a principal causa de transplantes de fígado, capaz de causar cirrose e câncer.

Já a hepatite tipo D, é causada pelo vírus (VHD), e ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. E seguindo a sequência do alfabeto, a hepatite E é causada pelo vírus (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral).

Os diagnósticos das hepatites podem ser feitos pelo exame de sangue, com testes de sorologia específico. O médico alerta que os sintomas nem sempre aparecem, mas quando surgem geralmente o indivíduo sente cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Hepatite (Foto: reprodução)

"A prevenção é sempre o melhor remédio, mas para cada tipo de hepatite existe um tratamento específico. Quanto antes for diagnosticada melhor será a resposta aos tratamentos existentes", ressalta o especialista.

A campanha "Julho Amarelo" foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. No Brasil, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, mesmo que com menor frequência, os vírus das hepatites D (mais comum na região Norte do país) e E, menos presentes no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos, independentemente do grau de lesão do fígado.

"A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde", finaliza o Dr. Felipe Borges, gastrocirugião da Gastrofig.

Quem mais deve fazer o teste para hepatite?

Segundo o Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG) e a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), pessoas com idade igual ou superior a 40 anos ou que receberam transfusões de sangue, transplantes de órgãos antes de 1993, usuárias de drogas injetáveis ou que compartilham agulhas injetáveis ou submetidas a procedimentos de tatuagens, piercings ou de escarificação, sem o devido controle sanitário, e infectados pelo HIV precisam fazer o teste.

Além desses grupos, os presidiários, pessoas com antecedentes de encarceramento, desabrigadas, indivíduos com múltiplos parceiros sexuais ou com doenças sexualmente transmissíveis também necessitam checar a saúde.

Vale ressaltar que é importante detectar e tratar a doença precocemente, pois, dessa maneira os danos ao fígado e a outros órgãos ainda podem ser controlados para realizar o tratamento e receber os cuidados adequados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES