Lesões na pele? Como identificar se é um câncer de pele? Entenda

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com mais de 175 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e o mais comum entre os seres humanos. Estima-se que 1 entre cada 4 casos de câncer diagnosticados se originam na pele ou nas mucosas. É fundamental que você possa identificar as lesões de câncer de pele e, assim, buscar ajuda sempre que julgar necessário. Quando identificado precocemente, esse tipo de problema costuma ter ótimas chances de resolução. 

O que são lesões de câncer de pele?

As lesões são um dos sintomas do câncer de pele. Na verdade, de modo geral, elas representam a única manifestação desse tipo de câncer, que inicialmente é silencioso e não costuma trazer sinais sistêmicos, ou seja, que afetam outras áreas do corpo. Isso só acontece quando há a ocorrência de metástases, nome dado à “migração” das células cancerosas para outras regiões do organismo. No entanto, uma identificação precoce das lesões pode evitar esse problema na grande maioria dos casos.

Quais são as possíveis lesões de câncer de pele?

De modo geral, as lesões do câncer de pele podem se manifestar como feridas, pintas, verrugas ou manchas. Mesmo sinais “inofensivos” podem, na verdade, serem um sintoma do problema.

Como são as lesões?

Não há uma regra. As lesões do carcinoma basocelular, por exemplo, costumam ser do tipo avermelhada e que sangra com facilidade. No espinocelular, há uma certa descamação. Já nos melanomas, temos pintas que mudam de aparência com o passar do tempo, apresentando mudança na cor ou formato. Para ajudá-lo a identificar possíveis lesões de câncer de pele, verifique os pontos a seguir:

  • assimetria, quando a mancha ou pinta tem diferenças entre os seus lados;
  • bordas, quando a lesão tem bordas irregulares (ou seja, não é redondinha);
  • tonalidade, quando as pintas apresentam diferenças de cor em sua estrutura.

Outro ponto de alerta é a presença de feridas que sangram (ulcerosas) e não cicatrizam com o passar do tempo. Por fim, não deixe de observar a evolução de qualquer nova formação em sua pele. Se ela cresce rapidamente, merece atenção.

Quais são os principais tipos de câncer de pele?

Assim como acontece em outros tipos de neoplasia, o câncer de pele pode ser dividido em categorias ou, mais especificamente, tipos. Confira quais são a seguir.

Carcinoma basocelular

É o tipo de câncer de pele mais comum. Costuma atingir camadas mais profundas da pele mas, apesar disso, não está associado a uma alta mortalidade ou taxa de metástase. Aparece, na maioria das vezes, em regiões que são muito expostas ao sol, como o rosto, o couro cabeludo, as costas e os ombros.

Carcinoma espinocelular

É o segundo tipo mais frequente. Também atinge áreas mais expostas ao sol, além de causar sintomas como enrugamento ou perda de elasticidade nas regiões afetadas. Aqui, também pode haver lesões em formato de “verrugas”, o que mostra a importância de que cada novidade no corpo seja devidamente avaliada.

Melanoma

É o tipo de câncer de pele menos comum e, também, o que apresenta uma maior taxa de mortalidade. No entanto, quando diagnosticado precocemente, apresenta altas taxas de cura. Um dos seus problemas é a sua possibilidade de surgir em locais menos visíveis. Por isso, fique de olho em seu corpo!

Como fazer a prevenção contra esse problema?

No caso do câncer de pele, o melhor meio de evitá-lo é se proteger do sol. Faça uso de filtro solar diariamente e, sempre que necessário, proteja a sua pele com chapéus, roupas e outros adereços. Lembrando que os cuidados não devem ser restritos ao verão. Também é muito importante que você mantenha a prevenção em outros períodos do ano, mesmo que o sol não esteja tão forte.

Encontrei uma lesão. E agora?

O primeiro passo é não se desesperar. Uma lesão pode ser muitas coisas e, mesmo que tenha uma aparência suspeita, pode não significar nada. Além disso, mesmo que estejamos falando de um câncer, há tratamento e formas de lidar com essa questão. E depois?

Agende uma consulta

Depois, é hora de agendar uma consulta com um especialista! No entanto, caso você não queira esperar, não tem problema dar uma passadinha em um pronto-atendimento. Muitas vezes, o médico que fizer o atendimento poderá encaminhar você para o profissional indicado para lidar com essas questões: o dermatologista.

Caso identificado, mantenha o foco no tratamento

Mesmo os casos considerados curados (ou em remissão) devem ser avaliados com frequência. Sendo assim, as consultas vão se tornar parte da sua rotina, a fim de avaliar se está tudo bem com o seu organismo e garantir que não há qualquer recidiva da doença. Caso haja, um tratamento poderá ser instaurado rapidamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES