Longevidade: 5 passos para manter corpo e mente saudáveis

Alguns hábitos precisam ser colocados em prática no dia a dia para ajudar a manter a boa forma, priorizando a saúde e mantendo a longevidade

vida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É comum, conforme vamos envelhecendo, que a nossa força física diminua e que algumas alterações no quadro de saúde aconteçam. Por isso, se manter em forma não deve ser algo feito apenas por estética, mas sim pelo bem-estar e pela manutenção da saúde, já que bons hábitos promovem mais disposição, baixos níveis de estresse e protegem o organismo contra diversas enfermidades.

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, 55,7% da população adulta do Brasil está com excesso de peso e 19,8% está obesa. Encontrar-se acima do índice de massa corporal indicada para cada biótipo pode propiciar doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes e até mesmo câncer. No país, essas condições representam 75% das causas de mortes naturais.

Longevidade (Foto: reprodução)

Pensando na relação da obesidade e das alterações no organismo, Camila Monteiro, nutricionista parceira da Konjac Massa MF, separou cinco dicas que irão ajudar a manter a longevidade, ao perder peso e manter o corpo saudável. Confira!

1. Manter uma alimentação balanceada: é importante manter o equilíbrio em cada prato. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, ricos em sal e açúcar é a melhor forma de evitar doenças. "Diminuir a ingestão de gorduras e carboidratos colaboram na perda de massa corporal", afirma.

2. Não pular refeições: café da manhã, almoço e jantar são consideradas as principais refeições do dia. Segundo Camila, quando alguma dessas etapas não é respeitada, o corpo fica com carência nutricional, levando a ingestão mais intensa de alimentos no desjejum. "Se você deixar de tomar o café da manhã, provavelmente comerá mais no almoço", exemplifica.

3. Praticar atividade física: incorporar exercícios na rotina, eventualmente, pode não ser uma tarefa fácil, contudo, eles são capazes de controlar a pressão arterial, elevar a imunidade, melhorar o condicionamento e diminuir o risco de infarto e diabetes, colaborando com a longevidade. "Se você não está acostumado a praticar atividades físicas, tente adicionar no seu dia-a-dia pequenos alongamentos, até avançar para uma caminhada ou um esporte que combine com seu estilo de vida", sugere. A nutricionista destaca que o importante não é a modalidade, mas sim a frequência com que são realizados.

4. Beber água: 70% do corpo humano é composto por água. A hidratação é essencial para o funcionamento do organismo, pois elimina secreções, toxinas e transporta nutrientes pelo corpo. A água também pode auxiliar a longevidade contribuindo com nosso metabolismo, deixando a pele mais bonita e evitar o envelhecimento precoce. Segundo Camila, a quantidade exata a ser tomada depende de muitos fatores. "É preciso levar em consideração o nível de atividade física, a temperatura do ambiente, o peso e a alimentação. Alguns precisam de mais água do que outros, mas todos precisam bebê-la diariamente", alerta.

5. Dormir bem: depois de tanto esforço e dedicação, é preciso se desligar de tudo e deixar o cérebro descansar. "As horas de sono são essenciais para repor as energias, reparar o tecido muscular e manter a pele saudável", relata. O corpo consegue se recuperar do cansaço e se preparar para o dia seguinte. Além disso, noites mal dormidas também colaboram para uma baixa imunidade, mudanças de humor e aumento de riscos de diabetes, AVC e ataques cardíacos.

Monteiro também destaca que nesta mudança de hábitos em prol da longevidade é essencial ter um acompanhamento de um profissional. "Dietas milagrosas e exercícios por conta própria e em excesso podem causar lesões. É importante consultar um profissional da área da saúde para avaliação das melhores práticas de como manter o corpo saudável", conclui.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES