Lore Improta revela diagnóstico de Baby Blues após gravidez; entenda

. A esposa de Léo Santana diz que se culpava excessivamente pela forma como se sentiu no puerpério

Lore Improta, Liz e Léo Santana | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lore Improta contou que foi diagnosticada com baby blues, transtorno emocional que pode acometer a mulher durante a fase de pós-parto. A dançarina explicou que após o nascimento de sua filha, Liz, em 2021, ela se sentiu "muito fragilizada, muito mal". A revelação foi feita no Vênus Podcast. A esposa de Léo Santana diz que se culpava excessivamente pela forma como se sentiu no puerpério. 

"Basicamente eu chorava por tudo, não tinha o porque de eu estar chorando, minha família estava comigo, minha filha estava com saúde, meu marido estava do meu lado, nada me faltava, tinha tudo, e eu entrava numa cobrança, do tipo nada está me faltando, por que estou chorando? Então você ainda se culpa por estar chorando, de estar triste, se sentindo mal, e você não consegue identificar o porquê. Pelo menos comigo foi assim”, relatou.

A dançarina precisou se cuidar para que aquela sensação não evoluísse para depressão pós-parto. Hoje em dia, a famosa afirma que entende que ficou mal devido ao medo que sentia de perder sua liberdade com o nascimento da filha devido ao fato de entrar em uma nova fase de sua vida. "Hoje consigo entender por que eu gosto muito de pesquisar um pouco sobre mim, olhar pra dentro. Aí passou esse período, eu fiquei: 'caramba, por que que eu tive aquilo tendo tantas coisas boas acontecendo ao mesmo tempo?' E aí eu fui no numerólogo e ele falou assim: 'Lore, você é muito da liberdade, [de repente] você se viu numa situação onde uma pessoa estava dependendo de você 100%, que você não sabia mais como seria sua vida dali pra frente, [porque] tudo era muito novo'", completou.

O que é baby blues?

De acordo com especialistas, trata-se de uma instabilidade emocional, passageira, desencadeada por fatores hormonais na mulher que está tentando se reorganizar com a nova rotina. O transtorno está presente em 50% das mulheres, geralmente o baby blues começa 3 dias após o parto com sintomas como tristeza, choro fácil, ansiedade, irritabilidade, insônia e alteração de humor. Os sintomas do baby blues podem durar cerca de duas semanas. São eles:

  • Insônia;
  • Choro fácil;
  • Sensação de fragilidade;
  • Irritabilidade;
  • Falta de energia;
  • Falta de confiança;
  • Tristeza;
  • Mudanças de humor.

Tratamento para o baby blues

Por não ser considerado uma doença, o baby blues não tem um tratamento medicamentoso especifico. A maioria das mamães precisa de uma rede de apoio. Vale ressaltar que cuidados fundamentais como o acolhimento e o apoio a essa mulher são de extrema importância também durante esse período. Desse modo, é importante lembrar que, caso a mãe já tenha algum transtorno psíquico anterior, o baby blues pode desencadear algo maior. Com isso sempre é bom:

  • Expor os sentimentos: falar sobre o que se sente, com mais clareza, pode ajudar a reduzir os sintomas quando eles se manifestarem.
  • Pedir ajuda: contar com o apoio das pessoas ao redor.
  • Manter uma dieta equilibrada: isso pode ajudar a reduzir os sintomas de baby blues e ainda proporcionar mais energia para a mulher aguentar essa fase tão delicada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES