Maconha medicinal: Saiba os benefícios de remédios a base de Canabidiol

Somam-se 11 benefícios dos compostos da cannabis, sem contar, os estudos sobre ela contra tumores, como neuro protetor etc.

A maconha é utilizada para fins terapêuticos há milênios | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maconha, que leva o nome científico de Cannabis sativa, é utilizada para fins terapêuticos há milênios (há registros num livro chinês, o Pen Tsao, escrito antes de Cristo), sendo muito mais do que apenas uma planta para uso recreativo. Diversos estudos recentes apontam que a maconha medicinal, também conhecida como Cannabis medicinal, apresenta resultados significativos e animadores no tratamento de diversas doenças, como epilepsia e esclerose múltipla.

Nesta tarde de terça-feira (11), uma proposta de lei, de autoria do Deputado Marx Beltrão PP-AL) foi protocolada no Congresso Nacional, como parte de um projeto que institui a política federal de fornecimento gratuito de medicamentos de derivado vegetal à base de  canabidiol em associação com outras substâncias canabinóides, incluindo o tetrahidrocanabinol, em caráter de excepcionalidade pelo Poder Executivo nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto tem como objetivo adequar a temática do uso da cannabis medicinal aos padrões do SUS, visando o fornecimento e acesso aos medicamentos de derivado vegetal à base de canabidiol, em associação com outras substâncias canabinóides, aos pacientes portadores de doenças que comprovadamente o medicamento diminui as consequências clínicas e sociais dessas patologias.

Entretanto, no Brasil, como a planta é ilegal, há barreiras maiores para seu consumo. Apenas em 2015 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de produtos derivados de cannabis para fins medicinais por meio de prescrição médica. Em seu primeiro ano de liberação, foram realizados 850 pedidos, número que foi mais de 40 vezes multiplicado no último ano — em 2021, a cannabis para fins terapêuticos foi solicitada 40 mil vezes pelos brasileiros. Para explicar o que é, para que serve, preço e benefícios da maconha medicinal, o Eu Atleta conversou com o médico psiquiatra e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rogério Panizzutti.

O que é

A maconha medicinal são os compostos da maconha usados na fabricação de medicamentos, especialmente óleos, mas também em cápsulas ou jujubas, para uso médico por via oral. Há ainda a possibilidade legal, mas menos conhecida, de importar a flor da maconha. Dentre os compostos presentes nesses produtos estão o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), duas substâncias encontradas na cannabis em proporções diferentes e que têm potenciais terapêuticos muito interessantes, embora difiram entre si. Lembrando que o THC é o responsável pelo "barato", a substância psicoativa da cannabis, diferentemente do CBD. Ao se encomendar um óleo ou uma jujuba, busca-se nele o composto receitado pelo médico. Portanto, há medicamentos só com CBD, só com THC ou com proporções diferentes dos dois.

Indicação

CBD:

Epilepsia refratária, quando não há mais resposta ao medicamento;

Dores crônicas, como as da artrite e da fibromialgia;

Parkinson;

Controle de náusea e vômito em pacientes em quimioterapia (podendo ser associado ao THC);

Alguns quadros ansiedade, depressão, estresse e insônia.

THC:

Quadros de espasticidade grave (rigidez muscular ou contrações musculares involuntárias) causados por acidente vascular cerebral (AVC) ou esclerose múltipla;

Glaucoma;

Controle de náusea e vômito em pacientes em quimioterapia (podendo ser associado ao CBD);

Falta de apetite em pacientes com HIV.

Os benefícios do canabidiol para o tratamento de doenças

Em suma, o CBD possui as seguintes suas propriedades:

Sedativas;

Anticonvulsivas;

Antipsicótico;

Analgésicas;

Anti-inflamatório;

Logo, as doenças que são tratadas com a substância são:

Esclerose múltipla;

Epilepsia;

Esquizofrenia;

Mal de Parkinson;

Dores crônicas;

Tratamento de acne e outras doenças de pele;

Função antiemética, que atua contra desconfortos estomacais.

Os benefícios do tetrahidrocanabiol para o tratamento de doenças

Igualmente, o THC possui as seguintes outras propriedades medicinais, tais como:

Antidepressivo;

Estimulante de apetite;

Anticonvulsivo.

Do mesmo modo, as doenças que podem ser tratadas com o ativo são:

Asma;

Glaucoma;

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA);

Tratamento de anorexia ou caquexia que é a falta de apetite;

Sendo assim, somam-se 11 benefícios dos compostos da cannabis, sem contar, os estudos sobre ela contra tumores, como neuro protetor etc.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES