Máscara de aveia realmente ajuda na hidratação da pele?

Tudo se iniciou com a utilização dos flocos de aveia na água do banho para manter a pele macia. Depois, descobriu-se que sua utilização em máscaras faciais com aveia deixava a pele hidratada e sedosa.

aveia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com certeza você já encontrou a palavra aveia – ou “oat” (inglês), ou “avoine” (francês) – nas embalagens dos cosméticos que prometem ajudar na hidratação da pele. Justo, pois o cereal vem combatendo o ressecamento há muito tempo.

Para falar mais sobre o assunto e explicar como essa planta melhora o aspecto do corpo, falamos com Claudia Coral, farmacêutica especialista em ativos e vice-presidente da Galena.

Aveia nos comésticos (Foto: reprodução)

A profissional começa falando que a utilização da aveia na pele já é antiga. “Tudo se iniciou com a utilização dos flocos de aveia na água do banho para manter a pele macia. Depois, descobriu-se que sua utilização em máscaras faciais com aveia deixava a pele hidratada e sedosa.”

Vendo que essa planta tinha muitos benefícios, a indústria farmacêutica não perdeu tempo em desenvolver compostos derivados da aveia.

“A partir daí, a indústria e a manipulação passaram a utilizá-la em uma forma especialmente desenvolvida para a aplicação cosmética: a Aveia Coloidal, facilitando sua inclusão nas mais diferentes fórmulas, como cremes, sabonetes e xampus. Atualmente, também é possível aproveitar os seus benefícios com a utilização do óleo da aveia, o Oat Lipid, em cremes e loções”, continua Claudia. As propriedades destes ativos incluem a reposição de componentes naturalmente presentes na pele, aumentando a hidratação e diminuindo a irritação e a inflamação.

Mas como a aveia melhora o aspecto da pele? “A aveia é riquíssima em lipídeos, que são óleos semelhantes aos presentes na nossa pele. Esses lipídios são fundamentais para a manutenção do que chamamos de barreira, que é parte da pele que está em contato com o ambiente e nos protege contra agentes irritantes e contra a desidratação. Quando a barreira da pele está saudável, a proteção e hidratação da pele aumentam. Esta ação também melhora a irritação e inflamação cutânea, diminuindo a coceira, desconforto e vermelhidão”, completa a especialista.

O melhor de tudo é que os ativos da aveia podem ser usados em pessoas de qualquer idade, e até mesmo em nossos pets. “A Aveia Coloidal pode ser adicionada na água do banho do bebê, por exemplo, para auxiliar no cuidado de assaduras e irritações. Em adolescentes, loções e sabonetes podem ajudar no cuidado da acne, diminuindo a inflamação. Nos adultos, pode ser usada para manter a hidratação em formulações com toque seco. Em idosos, cremes hidratantes faciais e corporais podem ser manipulados tanto com a Aveia Coloidal quanto o Oat Lipid, aumentando a hidratação e oferecendo suavidade e conforto para a pele. Já para os Pets, shampoos e sabonetes manipulados com Aveia Coloidal são as formas mais utilizadas.” Para finalizar, Claudia fala que esses produtos podem ser usados em qualquer parte do corpo, não estando restritos apenas ao rosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES