Médica alerta sobre os sintomas e cuidados com a meningite

A doença possui um risco alto de morte, de até de 20%, e deixa sequelas duradouras em 25% dos casos.

Cérebro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No sábado (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Meningite. O objetivo dessa data é discutir e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico, tratamento e também prevenção a essa doença mortal. Em meio à pandemia da Covid-19, o mundo também se encontra em estado de alerta devido queda na vacinação de crianças contra a doença meningocócica.

A médica infectologista, Drª. Rosania Oliveira alerta sobre os riscos da doença e  cuidados com os sintomas que são muitos parecidos com os da Covid-19. “No momento se fala muito em Covid-19, mas é preciso dar atenção a Meningite, inflamação provocada principalmente por bactérias e vírus nas meninges, membranas de tecido conjuntivo que envolvem o cérebro e a medula espinhal”, destaca.

A doença pode comprometer o cérebro (Ilustração: Getty Images)

A doença é bastante contagiosa e pode deixar sequelas como surdez, dificuldade de aprendizagem, crises de epilepsia e comprometimento cerebral. “A Meningite Meningocócica é transmitida por gotículas respiratórias, associadas também as aglomerações. É considerada uma doença grave e até fatal”, confirma a infectologista.

Drª Rosania informa que os sintomas iniciais mais comuns de meningite são febre de início súbito, dor de cabeça, rigidez do pescoço, mal-estar, náusea, vômito, sensibilidade à luz, crises convulsivas e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. “Esses sintomas podem acontecer tanto em adultos quanto em adolescentes e crianças, mas a atenção precisa ser redobrada, quando os sintomas acontecem em crianças menores, principalmente as que ainda não falam”, diz.

A principal forma de prevenção é a vacinação. Dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) revelam que a pandemia do coronavírus fez muitos pais se esquecerem ou adiarem a vacinação de seus filhos contra outras doenças preocupantes, como a meningite. A doença possui um risco alto de morte, de até de 20%, e deixa sequelas duradouras em 25% dos casos.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos - terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo – comprovam as informações da Sbim. O Ipsos investigou, no período de 19 de janeiro e 16 de fevereiro de 2021, 4.962 pais e responsáveis em oito países, incluindo o Brasil, e constatou que 50% adiaram ou não comparecerem na data prevista para aplicar a imunização contra a doença meningocócica nas crianças.

No Programa Nacional de Imunizações do Brasil, a primeira dose da vacina meningocócica C é indicada aos 3 meses, com uma segunda dose aos 5 meses e um reforço aos 15 meses (Foto: Ministério da Saúde)

A Organização Mundial da Saúde, recomenda que as vacinas de rotina continuem sendo administradas mesmo no período de isolamento social. No Piauí, o Hospital São Marcos possui um posto de vacinação para que os papais e mamães mantenham as vacinas em dia e preservem a saúde de seus filhos.

No Piauí, assim como no restante do Brasil, os resultados mostram que as medidas de isolamento social durante a pandemia foram a principal razão para o atraso ou cancelamento da vacinação contra meningite meningocócica.

Com informações de Claudia Bezerra  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES