Mindfulness: aprenda três tipos de exercícios para fazer em casa

A técnica ajuda a manter a concentração no momento presente, no agora, sem deixar a mente presa aos eventos do passado ou às fantasias do futuro.

meditação | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, graças à sua contribuição para o processo de autoconhecimento dos praticantes. Além disso, a técnica ajuda a manter a concentração no momento presente, no agora, sem deixar a mente presa aos eventos do passado ou às fantasias do futuro.

Se você quer fazer parte desse grupo que só cresce, confira o que é Mindfulness, como essa prática pode trazer benefícios para sua vida e aprenda, ainda, a colocá-la em prática com três exercícios que você pode fazer em casa!

O que é Mindfulness?

Você sente que não está no controle de sua vida? Sente que precisa de ajuda para encontrar um equilíbrio entre corpo e mente? Então saiba que o Mindfulness pode ser a ajuda que faltava para você alcançar plena consciência acerca das suas atitudes e sentimentos. Isso porque ele ajuda a desligar o popularmente conhecido "piloto automático" - a sensação de viver sem ter percepção do próprio estado de espírito, sem estar presente de corpo e alma em cada momento.

O Mindfulness reúne técnicas cientificamente comprovadas, capazes de auxiliar o foco da mente no "agora" e na compreensão sobre o que está se passando dentro e fora de si. A prática serve para não deixar que o futuro e o passado afetem tanto a mente, evitando distrações desnecessárias e contribuindo para a manutenção da saúde mental.

Quem pratica o Mindfulness tem o objetivo de buscar mais nitidez em suas ações e sensações perante qualquer situação e saber como viver de forma mais plena possível.

Quais são os benefícios da prática?

Ter mais consciência do que acontece dentro de si e focar no momento presente são maneiras de começar a perceber algumas coisas que normalmente passariam despercebidas. Dessa maneira, o Mindfulness auxilia no autodesenvolvimento dos praticantes, uma vez que, ao identificar os tipos de sentimentos e as razões pelas quais você toma determinadas atitudes, você pode ter mais domínio de si mesmo.

Ao ter clareza das situações, fica mais fácil entender que alguns fatores são externos e não internos, ou seja, estão acontecendo do lado de fora e não precisam alterar o seu estado mental, já que o que se passa está totalmente fora do seu controle. Isso permite que você não se cobre tanto e ajuda a aceitar a fluidez dos acontecimentos da vida.

Outro ponto é que essa percepção mais racional sobre o que se vive torna mais simples o processo de canalização de energia que, anteriormente, seria gastada com pensamentos confusos para a resolução dos conflitos que fogem do nosso controle.

Além disso, estar consciente sobre o que realmente se passa em uma situação te dá a capacidade de se concentrar no presente para resolver a questão e desenvolver tarefas com mais facilidade, evitando distrações e o estresse gerado pela ansiedade e o sofrimento antecipado.

A desfoco é um dos principais inimigos da produtividade, afinal, não tem como a mente trabalhar efetivamente no presente se está presa revivendo e analisando momentos do passado ou do que possivelmente ainda está por vir. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado na revista ‘Science’, aponta que a mente passa cerca de 47% do tempo apenas divagando e totalmente distraída.

Isso significa que passamos quase metade das nossas vidas focados em algo que já passou ou nas expectativas de algo que nem sequer aconteceu ainda, o que atrapalha consideravelmente a capacidade de produção e, principalmente, de felicidade dos indivíduos em todos os setores da vida.

A pesquisa acompanhou 2.250 pessoas e as avaliou por meio de um aplicativo; eram realizadas algumas perguntas aos voluntários, como o quanto felizes estão, o que estão fazendo no momento, se estão pensando sobre a atividade que estão realizando ou sobre qualquer outra coisa e qual sensação trazem esses pensamentos. O resultado apontado pelos cientistas mostra que, não só a mente divaga cerca de 47% do tempo, como isso pode levar a um estado de tristeza profunda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES