Mito ou Verdade: Airfryer causa câncer? Especialista tira dúvidas

Elemento químico causa câncer? É possível continuar usando a fritadeira elétrica sem afetar a saúde?

A fritadeira elétrica permite obter alimentos secos e crocantes sem precisar mergulhá-los no óleo ou gordura. | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um verdadeiro sucesso de vendas em redes lojistas espalhadas pelo país, as fritadeiras elétricas, conhecidas popularmente como airfryers, são sempre acompanhadas por mitos e verdades quando o assunto é alimentação saudável. Por isso, adquirir produtos baseando-se apenas em comentários aleatórios pode ser perigoso. Por outro lado, a esperança de preparar legumes rapidamente, “fritar” peças congeladas, e poder saborear batatas fritas sequinhas, dentre outras alternativas deliciosas, é o que atrai grande parte dos consumidores.

No entanto, usar a airfryer é realmente saudável? É possível consumir pratos com o real sabor dos alimentos e baixo teor de gordura? De acordo com especialistas, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.

Em entrevista à CNN Portugal, a especialista Daniela Duarte tirou algumas dúvidas sobre o aparelho que é uma febre nas cozinhas ao redor do mundo. Segundo Daniela, se o alimento vem para o prato sem a imersão na gordura da fritura tradicional, ele automaticamente é um alimento mais saudável. “Isso torna o valor energético total da refeição menor, ou seja, com menos calorias. Não há motivos para parar de usar, até porque não podemos esquecer que é um equipamento que veio trazer muita praticidade na cozinha”, explica.

É verdade que a Airfryer pode causar câncer?

MITO. Segundo algumas pesquisas, a airfryer poderia soltar, eventualmente, uma substância considerada cancerígena. Entretanto, a substância não está no aparelho, e sim nos alimentos e na alta temperatura da preparação. Sendo assim, a “culpa” fica por conta da temperatura e não da airfryer. “A acrilamida é uma substância presente nos alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas acima de 120ºC, lembrando que acima dos 180ºC desenvolvem-se outros compostos prejudiciais para a saúde”, explicou ela.

O problema pode acontecer em fornos elétricos, tostadeiras, frigideiras, e por aí vai. Então, segundo a nutricionista, o truque é saber como usar: evitar comer alimentos torrados, evitar a preparação de comidas pré-fritas ou pré-cozinhadas, realizar a limpeza do aparelho com frequência, e evitar utilizar a temperatura acima dos 175ºC.

Ajuda a manter a dieta?

VERDADE! Realmente a airfryer é muito útil para manter a dieta com o objetivo de emagrecer. Por não exigir óleo no preparo de frituras, o prato é menos calórico e ajuda no planejamento de hábitos saudáveis.

O utensílio só serve para fritar alimentos?

MITO! Embora seja chamada de fritadeira elétrica, o utensílio possui versatilidade no preparo de alimentos: 

• Legumes

• Pães

• Bolos

• Pasta de berinjela

• Bolinho de frango

Exige algum tipo de gordura?

MITO! Esse utensílio doméstico tem um sistema de fritura totalmente sem óleo. Embora existam alguns usuários que optem por uma pequena quantidade de óleo, ou um fio de azeite, não é necessário. A fritadeira oferece uma ótima performance mesmo sem abastecimento de elementos gordurosos. Nunca é demais alertar que a utilização de azeite e de óleo aumenta as taxas gordurosas nas refeições, elevando a gordura corporal, contribuindo para a obesidade, mal-estar, doenças cardiovasculares, dentre outros problemas.

Todos os alimentos feitos nas fritadeiras elétricas são mais saudáveis?

MITO! Por mais que a airfryer seja um grande aliado na hora de aprontar pratos saudáveis, nem todos os alimentos feitos no utensílio são saudáveis.  Um bom exemplo são os “nuggets”, frangos ultraprocessados e empanados. Esses congelados passaram, antes, por uma etapa de fritura, ou seja, são pré-fritos e possuem gordura. Ainda que as fritadeiras elétricas tragam um modelo mais saudável de preparo devido à falta de gordura, não mudam as propriedades dos alimentos. Ou seja, não os torna mais salubres.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES