Molho shoyu: bomba de sódio ou aliado da saúde?

Sim, está carregado de sódio, mas o condimento pode ter benefícios surpreendentes.

Molho shoyu | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você pode ter encharcado seu sushi ou qualquer outra comida com molho shoyu inúmeras vezes. Mas já pensou sobre o que há naquele líquido escuro e salgado - e se ele é bom para você? Aqui está uma introdução rápida sobre o condimento asiático.

Como o molho shoyu é feito

Existem diferentes maneiras de fazer o molho shoyu, mas tradicionalmente é preparado com soja, trigo, sal e agentes fermentadores. Em seguida, é deixado para fermentar por oito meses ou mais; e pasteurizado antes de ser engarrafado.

Molho shoyu é  "tempero" favorito dos amantes do sushi (Foto: divulgação)

Métodos mais rápidos e baratos de fazer esse condimento - que podem ser rotulados como proteína de soja hidrolisada - geralmente são mais movidos a produtos químicos. Eles podem usar aditivos para realçar a cor e o sabor, e alguns produtos do molho foram encontrados para conter compostos indesejados, incluindo cancerígenos conhecidos. Um produto químico detectado, chamado 3-MCPD , foi associado a tumores, infertilidade e danos renais em estudos com animais.

Assim, como outros alimentos fermentados, o líquido também contém quantidades significativas de histamina, que pode agravar doenças como a rosácea . O excesso de histamina também pode desencadear sintomas como dores de cabeça, tonturas, coceira, erupções cutâneas e problemas digestivos. Se você é sensível ou alérgico a glúten, trigo ou soja, o molho shoyu é totalmente proibido.

Sim, é tão salgado quanto saboroso

Embora o molho tradicional seja baixo em calorias e carboidratos (com menos de 10 calorias e 1 grama de carboidratos por colher de sopa), é incrivelmente rico em sódio. Uma única colher de sopa contém mais de 900 mg, que é mais de um terço do limite diário máximo recomendado para adultos saudáveis (2300 mg). Se o seu corpo for sensível ao sódio, um pico de sódio pode causar retenção de água, o que pode resultar em inchaço ou leve inchaço ao redor das mãos e pés. Você pode notar marcas na pele depois de tirar as meias ou que os anéis ou o relógio ficam um pouco mais apertados.

Mas o molho de soja pode ter alguns benefícios para a saúde

As notícias não são de todo ruins. Algumas pesquisas mostraram que, por ser fermentado, o shoyu pode ajudar a apoiar o crescimento de bactérias benéficas no trato digestivo, incluindo Lactobacillus bulgaricus , que pode melhorar a saúde digestiva e a imunidade. Curiosamente, o também tem sido associado a ajudar pessoas que sofrem de alergias sazonais.

Molho que requer moderação (Foto: divulgação)

Se você gosta de shoyo e pode tolerá-lo bem, opte por variedades feitas naturalmente, como o molho de soja orgânico da Kikoman. Lembre-se de que molhos leves, com sódio reduzido ou com menos sódio ainda podem conter muito sal. A maioria ainda fornece cerca de 600 mg de sódio por colher de sopa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES