mais

Molho shoyu: bomba de sódio ou aliado da saúde?

Sim, está carregado de sódio, mas o condimento pode ter benefícios surpreendentes.

Você pode ter encharcado seu sushi ou qualquer outra comida com molho shoyu inúmeras vezes. Mas já pensou sobre o que há naquele líquido escuro e salgado - e se ele é bom para você? Aqui está uma introdução rápida sobre o condimento asiático.

Como o molho shoyu é feito

Existem diferentes maneiras de fazer o molho shoyu, mas tradicionalmente é preparado com soja, trigo, sal e agentes fermentadores. Em seguida, é deixado para fermentar por oito meses ou mais; e pasteurizado antes de ser engarrafado.

Molho shoyu é  "tempero" favorito dos amantes do sushi (Foto: divulgação)Molho shoyu é  "tempero" favorito dos amantes do sushi (Foto: divulgação)

Métodos mais rápidos e baratos de fazer esse condimento - que podem ser rotulados como proteína de soja hidrolisada - geralmente são mais movidos a produtos químicos. Eles podem usar aditivos para realçar a cor e o sabor, e alguns produtos do molho foram encontrados para conter compostos indesejados, incluindo cancerígenos conhecidos. Um produto químico detectado, chamado 3-MCPD , foi associado a tumores, infertilidade e danos renais em estudos com animais.

Assim, como outros alimentos fermentados, o líquido também contém quantidades significativas de histamina, que pode agravar doenças como a rosácea . O excesso de histamina também pode desencadear sintomas como dores de cabeça, tonturas, coceira, erupções cutâneas e problemas digestivos. Se você é sensível ou alérgico a glúten, trigo ou soja, o molho shoyu é totalmente proibido.

Sim, é tão salgado quanto saboroso

Embora o molho tradicional seja baixo em calorias e carboidratos (com menos de 10 calorias e 1 grama de carboidratos por colher de sopa), é incrivelmente rico em sódio. Uma única colher de sopa contém mais de 900 mg, que é mais de um terço do limite diário máximo recomendado para adultos saudáveis (2300 mg). Se o seu corpo for sensível ao sódio, um pico de sódio pode causar retenção de água, o que pode resultar em inchaço ou leve inchaço ao redor das mãos e pés. Você pode notar marcas na pele depois de tirar as meias ou que os anéis ou o relógio ficam um pouco mais apertados.

Mas o molho de soja pode ter alguns benefícios para a saúde

As notícias não são de todo ruins. Algumas pesquisas mostraram que, por ser fermentado, o shoyu pode ajudar a apoiar o crescimento de bactérias benéficas no trato digestivo, incluindo Lactobacillus bulgaricus , que pode melhorar a saúde digestiva e a imunidade. Curiosamente, o também tem sido associado a ajudar pessoas que sofrem de alergias sazonais.

Molho que requer moderação (Foto: divulgação)Molho que requer moderação (Foto: divulgação)

Se você gosta de shoyo e pode tolerá-lo bem, opte por variedades feitas naturalmente, como o molho de soja orgânico da Kikoman. Lembre-se de que molhos leves, com sódio reduzido ou com menos sódio ainda podem conter muito sal. A maioria ainda fornece cerca de 600 mg de sódio por colher de sopa.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail