Mulher mais velha da Europa, irmã Andrée resistiu à covid e faz 118 anos

rmã Andrée é reconhecida como a segunda pessoa mais velha do mundo, superada apenas pela japonesa Kane Tanaka, de 119 anos.

Irmã Andrée | Nicolas Tucat/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecida como irmã Andrée, Lucile Randon completa seu 118º aniversário nesta sexta-feira (11). Ela deseja "morrer logo", mas, enquanto isso não acontece, deixa sempre a porta aberta para que possam cumprimentá-la.

O dia da anciâ começa às 7h da manhã, quando é levantada e levada à mesa. Em seguida, é levada à capela, onde a idosa, que se tornou freira depois dos 40 anos, ouve a missa todas as manhãs.

"É horrível não poder fazer nada sozinha", se queixa Lucile, que trabalhou até o final da década de 1970, e que, aos 100 anos, ainda se ocupava de residentes mais jovens do que ela. A freira gosta quando recebe visitas , como a de David Tavella, um animador no lar de idosos de Toulon, no sudeste da França, às margens do Mediterrâneo, é também seu assessor de imprensa, que recebe os pedidos de jornalistas de todo o mundo, além de presentes e cartas.

Lucile é a mais velha da Europa (NIcolas Tucat/AFP)

Lucile Randon é a mulher mais velha da Europa

Lucile Randon nasceu em 11 de fevereiro de 1904 em Alès, no sul da França. É a mulher mais velha do país e da Europa, sendo apenas superada no mundo pela japonesa Kane Tanaka, de 119 anos.

Quando se trata de expectativa de vida, o Japão é um dos países mais citados. Contudo, a pessoa que mais tempo viveu na história da humanidade com registro civil verificado foi na Provença francesa. Jeanne Calment morreu em Arles em 1997, aos 122 anos.

Segundo a ONU, em 2015, o mundo tinha meio milhão de centenários e a projeção até o fim deste século é chegar a 25 milhões.

Segundo o escritório de estatísticas Insee, cerca de 30 mil centenários vivem na França e 40 superam os 110 anos. No mundo todo, havia meio milhão de centenários em 2015, segundo a ONU, que projeta 25 milhões até o fim deste século.

Esperando o fim

A centenária Hermine Saubion, com 110 anos, vive em um lar de idosos em Banon, no sudeste francês. Não tem problemas de saúde, apenas incapacidades físicas e uma surdez severa e quando é lembrada dos seus 110 anos solta: "Estou aguentando firme".

Só compreende fragmentos de frases, mas não renuncia à vida em sociedade. "Se passa muito tempo sozinha em um lugar, não hesita em manifestar seu descontentamento", confirma Julien Fregni, um assistente social.

A irmã Andrée tampouco tem problemas de saúde, apenas rigidez muscular e articular ligada à sua imobilidade. Ela toma poucos medicamentos por dia, o que, segundo a médica Geneviève Haggai-Driguez, sem dúvida é "um de seus segredos de longevidade".

A idosa sobreviveu sem problemas à Covid-19, que lhe provocou apenas cansaço. "Quando falamos [sobre a Covid], ela responde: 'tive a gripe espanhola'", conta Geneviève.

De fato, os especialistas constataram que os nascidos antes da epidemia de gripe espanhola de 1918 resistiram melhor à Covid que os idosos nascidos depois.

Apesar da resistência comprovada pelo tempo, essas pessoas viram a partida de muitos a seu redor e já não têm com quem compartilhar sua história de vida.

Assim, falam sobre a morte sem qualquer tabu. "Esperamos o fim, a morte, que um dia chegará", diz Hermine, enquanto a irmã Andrée afirma estar preparada.

"Passar todo o dia sozinha com suas dores não é divertido", mas "Deus não me escuta, deve estar surdo".

Aos 110 anos, Hermine segue firme (Nicolas Tucat/AFP)

Otimismo e estilo de vida

A ciência ainda não descobriu o segredo da longevidade. "Não temos nenhuma certeza, apenas hipóteses", garante Jean-Marie Robine, demógrafo e gerontólogo.

O especialista cita a riqueza econômica, a democracia "e, inclusive, a social-democracia", além dos fatores nutricionais com "dois grandes regimes alimentares: o japonês [peixes, verduras] e o mediterrâneo".

A isso se somam as características próprias do indivíduo, como a genética ou a ausência de genes vinculados a fatores de risco.

Ademais, Daniela S. Jopp, professora de psicologia do envelhecimento da universidade de Lausanne, na Suíça, cita o "otimismo", que está vinculado a "mecanismos do sistema imunológico".

Em seus estudos com centenários de Alemanha e Estados Unidos, a pesquisadora encontrou traços comuns: são extrovertidos, têm carisma, desfrutam das relações sociais, têm paixões, são capazes de dar sentido à vida e sabem se adaptar.

Pois, como diz a irmã Andrée, a coisa mais importante na vida é "compartilhar um grande amor e não comprometer suas necessidades". (Fonte: G1 com informações da France Presse)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES