Nasce o primeiro bebê com DNA de três pessoas no Reino Unido; entenda

Apesar de não ser inédita, a técnica é vista com entusiasmo, pois visa impedir que as crianças herdem doenças incuráveis

Já faz quase 40 anos que o primeiro bebê concebido com a fertilização in vitro veio ao mundo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (10), a Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana do Reino Unido (HFEA, na sigla em inglês) anunciou o nascimento do primeiro bebê com DNA de três pessoas do país, após a realização de um procedimento inovador de fertilização in vitro. Apesar de não ser inédita, a técnica é vista com entusiasmo, pois visa impedir que as crianças herdem doenças incuráveis. As informações são do jornal britânico The Guardian. 

A técnica conhecida como tratamento de doação mitocondrial (MDT), consiste no uso de tecido de óvulos de doadoras saudáveis, a fim de criar embriões de fertilização in vitro livres de mutações nocivas. Esses embriões combinam o esperma e o óvulo dos pais biológicos com as mitocôndrias do óvulo doador. Com isso, além do material genético do pai e da mãe, o bebê carrega uma pequena quantidade do doador.

No entanto, embora a expressão popularizada seja "bebês de três pais", a criança carrega cerca de 99,8% do DNA dos pais biológicos. Segundo o órgão regulador do país, o procedimento foi realizado outras vezes e o número de nascimentos no país foi "inferior a cinco" no final de abril. A técnica inovadora de fertilização in vitro foi legalizada no Reino Unido em 2015. No país, apenas uma clínica é licenciada para realizar o procedimento, a Newcastle Fertility Centre.

"O processo de Newcastle tem várias etapas. Primeiro, o esperma do pai é usado para fertilizar os óvulos da mãe afetada e de uma doadora saudável. O material genético nuclear do óvulo do doador é então removido e substituído pelo do óvulo fertilizado do casal. O ovo resultante tem um conjunto completo de cromossomos de ambos os pais, mas carrega as mitocôndrias saudáveis do doador em vez das mitocôndrias defeituosas da mãe. Este é então implantado no útero", detalhou o jornal. Apesar de inovadora, os cientistas defendem a continuidade de estudos para poder mensurar melhor os riscos e limitações da técnica, pois o número de casos relatados é muito pequeno para tirar conclusões definitivas sobre segurança ou eficácia.

Primeiro caso do mundo

O primeiro caso do mundo de bebê com DNA de três pessoas foi registrado em 2016, no México. A criança é fruto de um trabalho desenvolvido por pesquisadores norte-americanos. Durante o procedimento, os pesquisadores pegaram dois óvulos: o da mãe e o de uma doadora. Então, eles retiraram o núcleo do primeiro e inseriram no segundo - que já estava sem núcleo. Na sequência, fertilizaram esse óvulo com o esperma do pai. Assim, a maior parte do código genético da criança foi herdada dos pais. Ao todo, foram fertilizados cinco embriões. Porém, apenas um se desenvolveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES