Nasce primeiro bebê de útero transplantado por robôs; entenda técnica

O procedimento inédito na ciência foi feito a partir de cirurgias menos invasivas com robôs

A criança é um menino com 49 centímetros e 3,1 kg | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 25 de maio, veio ao mundo o primeiro bebê nascido de um útero transplantado com cirurgia assistida por robôs. Em uma cesariana planejada, a criança nasceu com 49 centímetros, 3,1kg e muito saudável. A cirurgia de transplante de útero completo foi realizada pela equipe da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. A mãe do bebê tem 35 anos e a doadora do útero é uma pessoa da família

O procedimento inédito na ciência foi feito a partir de cirurgias menos invasivas, com robôs, através de laparoscopia (quando câmeras minúsculas operam por meio de pequenas incisões). O transplante de útero, tanto o realizado por humanos como por máquinas, é considerado um tratamento experimental para dar a possibilidade de gestação a mulheres que perderam a funcionalidade do órgão ou não nasceram com ele.

Em 2014, a técnica começou a ser testada e foram realizados cerca de 90 procedimentos em todo o mundo. O primeiro caso registrado no Brasil foi em 2018 e foi um dos 50 que resultaram em gravidez. Em comunicado, os médicos da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, comemoraram o feito. “Com a técnica assistida por robô é possível realizar procedimentos que antes eram considerados impossíveis de realizar com a cirurgia convencional. É um privilégio fazer parte da evolução neste campo com o objetivo geral de minimizar o trauma da paciente”, disse o médico responsável pelo transplante, Niclas Kvarnström.

Com a cirurgia assistida por robô, podemos realizar cirurgias de precisão alta. A técnica oferece um acesso muito bom para operar profundamente na pelve. Esta é a cirurgia do futuro e estamos orgulhosos e felizes por termos conseguido desenvolver transplantes uterinos a este nível técnico minimamente invasivo”, completou a chefe do departamentento de obstetrícia, Pernilla Dahm-Kähler, que também participou do procedimento.

Infertilidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a infertilidade atinge cerca de 15% a 20% da população brasileira, representando um em cada cinco casais em idade reprodutiva. Especialistas indicam que há diversas causas para o problema, como idade (homem e mulher), consumo de álcool e drogas, instabilidade no peso, além de estresse físico e emocional. Outro motivo que pode interferir na fertilidade são questões sociais, como um número maior de mulheres que adiam a gravidez para garantir estabilidade profissional e financeira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES