O que deve acontecer com homem que morará por 100 dias debaixo d'água?

Joe Dituri, ex-mergulhador da Marinha americana, está morando há mais de um mês debaixo d'água

Dituri foi submetido a uma série de testes físicos e psicológicos antes de embarcar no desafio | — Foto: Divulgação Joseph Dituri, USF via BBC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um artigo publicado pelo The Conversation e republicado sob licença Creative Commons mostrou que um professor norte-americano chamado Joe Dituri, ex-mergulhador da Marinha americana e especialista em engenharia biomédica, está morando desde 1º de março em um espaço de 55 m², a 10 metros de profundidade, no arquipélago de Florida Keys, nos Estados Unidos. O objetivo do profissional é permanecer no local por 100 dias. Se conseguir, vai quebrar o recorde de mais tempo morando embaixo d'água.

O professor está realizando pesquisas sobre os efeitos da pressão hiperbárica — quando a pressão do ar é maior do que seria ao nível do mar — no corpo humano. Ele espera usar o tempo submerso para analisar o impacto de viver neste ambiente de alta pressão sobre a sua saúde. No entanto, é necessário salientar que a empreitada de Joe Dituri é muito diferente de viver em um submarino. Os submarinos são vedados quando submergem e mantidos sob a pressão a nível do mar. Isso significa que não há uma diferença significativa de pressão, mesmo quando o submarino se encontra a centenas de metros de profundidade.

Mas o habitat subaquático de Dituri não tem escotilhas sólidas, tampouco uma antecâmara, entre o oceano e o espaço seco onde ele vive, como os submarinos. Para entender melhor as condições do professor, imagine um copo d’água virado de cabeça para baixo e colocado dentro de uma pia cheia de água. Ainda haverá um bolsão de ar no topo, que é o espaço em que ele está vivendo, com uma poça de água no chão de um cômodo, proveniente do oceano. Com isso em mente, o ar no interior do seu alojamento é comprimido pelo peso do oceano, aumentando a pressão do ar à sua volta. A uma profundidade de nove metros, a pressão do ar dentro deste habitat é cerca de duas vezes maior do que a que ele está acostumado a suportar em terra firme.

Sob pressão

Como todo mergulhador profissional sabe, a pressão hiperbárica pode representar uma ameaça bastante real. Nossos corpos foram adaptados por gerações de evolução para as condições ao nível do mar, onde os dois principais gases envolvidos na respiração (o oxigênio e o dióxido de carbono) são os únicos que circulam livremente entre os nossos pulmões e o sangue. Porém, à medida que a pressão aumenta, o nitrogênio do ar é forçado a atravessar as delicadas paredes dos nossos pulmões e entra no sangue. Isso pode causar uma série de efeitos prejudiciais.

Em profundidades de 10 a 30 metros, o aumento da pressão pode provocar uma leve euforia e humor positivo. A mais de 30 metros, pode gerar um comportamento similar à embriaguez — daí o nome "narcose". Os cientistas não compreendem totalmente por que isso acontece, mas a causa pode estar relacionada a alterações na forma de sinalização dos neurotransmissores entre os neurônios no cérebro. O que não será um risco para Joe Dituri, uma vez que ele se encontra a uma profundidade de apenas 10 metros.

Alterações na saúde

Embora o novo lar de Joe Dituri tenha janelas grandes, ele será exposto apenas à metade da luz solar que atinge a Terra. Isso pode causar problemas no seu ritmo circadiano — o "relógio" interno que controla várias funções do corpo, incluindo nosso ciclo de sono e vigília —, que depende da luz do dia. E pode resultar em distúrbios no sono. Outro desafio para o professor será conseguir vitamina D em quantidade suficiente. Para fabricar esta vitamina, a pele precisa estar exposta aos raios ultravioleta, normalmente provenientes do Sol. É provável, portanto, que ele não produza vitamina D suficiente enquanto estiver vivendo em seu ambiente subaquático.

A vitamina D desempenha papéis importantes na manutenção da densidade óssea, função muscular e imunidade. Uma pesquisa com pessoas que moraram em um habitat subaquático, administrado pela Nasa, como um voo espacial análogo, mostrou que elas apresentavam função imunológica reduzida após apenas 14 dias de permanência. O mergulhador vai precisar obter vitamina D a partir de outras fontes — como alimentos ricos no nutriente, suplementos ou lâmpadas ultravioleta — para minimizar a redução da sua função imunológica.

Embora ele esteja vivendo sozinho, astronautas que viveram em ambientes similares relataram a ocorrência de infecções latentes. São vírus que muitos de nós carregamos e que nosso sistema imunológico normalmente mantém sob controle. Isso também pode fazer com que Joe Dituri fique doente se a sua função imunológica oscilar. Além de uma quantidade mínima de caminhada em um habitat muito pequeno, o único exercício que o professor poderá fazer é nadar. 

Como nadar não exige sustentação de peso, é provável que haja perda de massa óssea e muscular, que podem ser similares às sofridas pelos astronautas durante longas missões na Estação Espacial Internacional (mas não tão extremas). Acrescentar alguns exercícios de resistência, como agachamentos e afundos, pode ajudar Joe Dituri a compensar as perdas de massa óssea e muscular.

Alterações a longo prazo

Embora o habitat subaquático de Joe Dituri seja diferente dos submarinos, o período de tempo que ele vai passar ali dentro não é diferente do suportado por muitas tripulações submarinas. Sabemos por meio de pesquisas com tripulantes de submarinos que mesmo poucos meses abaixo da superfície podem ter efeitos de longo prazo, apesar das medidas para evitar que isso aconteça. Mesmo depois de dois meses abaixo do nível do mar, por exemplo, tripulantes de submarinos ainda apresentavam distúrbios nos padrões de sono e problemas com os níveis de certos hormônios relacionados ao sono. Eles também sofreram perda de massa óssea e muscular.

Isso reforça a importância de que Joe Dituri consiga praticar exercícios e obter vitamina D em quantidade suficiente. É claro que resta saber qual será o efeito de longo prazo da pressão hiperbárica sobre Dituri. Os estudos que temos sobre os efeitos da pressão hiperbárica analisaram apenas a exposição a curto prazo, que pode ter apresentado efeitos positivos na cicatrização de feridas. Este será um feito fisiologicamente e, possivelmente, psicologicamente desafiador. E, embora o professor seja apenas uma pessoa, os dados do seu experimento ainda serão úteis para este campo de estudos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES